A Associação Beneficente Doutor Paulo Borges, mantenedora da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas, e a Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM) realizaram nesta segunda-feira (02), no Centro de Empreendedorismo e Aceleração de Negócios (oCEANo), no Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), uma coletiva de imprensa para apresentar para a comunidade a fase final do projeto de ampliação da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas.

A fase inicial consistiu na realização de adequações, que eram necessárias para o processo de ampliação. Durante essa etapa, a área total modificada foi de 2.407 m² e englobou os 30 leitos de UTI, farmácia, enfermarias e centro cirúrgico.

Desde a sua inauguração, simultaneamente ao processo de adequação, a Santa Casa de Misericórdia realizou cerca de 30 mil procedimentos. Na oportunidade, 23 cidades foram assistidas, com os seguintes números até 22 de abril: 298 de cirurgia Geral, 17 de colonoscopia 17, 363 de Endoscopia, 117 de Exérese de pele, 1.133 de internações, 3.345 de Ortopedia, 765 de Obstetrícia, 132 de partos, 11.637 de Radiografia, 5.123 de Tomografia, e 5.102 de suturas.

A próxima fase, que terá início neste mês, consistirá na ampliação da Santa Casa de Misericórdia. Diante disso destaca-se que o projeto, exposto em 2021, apresentará algumas modificações. A ampliação ocorrerá em formato horizontal e não mais em formato vertical, conforme mencionado anteriormente. Além disso, o novo projeto terá ampliação maior do que o inicial. Anteriormente seriam construídos 4 mil m2, agora serão 6 mil m2.

Nessa fase ocorrerá a expansão do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), a construção do novo bloco cirúrgico, do Centro de Material e Esterilização (CME), dos leitos de UTI neonatal, nova estrutura da farmácia e a criação de estruturas de almoxarifado e de manutenção.

A mudança objetiva ampliar os atendimentos e propiciar o recebimento de novas especialidades, tais como: cardiologia, hemodinâmica, oncologia, entre outras. A alteração do projeto permitirá que os atendimentos, que já ocorrem na Santa Casa de Misericórdia, não sofram interrupção durante esta fase de ampliação.


Apresentação da Orquestra Filarmônica de Patos de Minas, em prol da Santa Casa de Misericórdia, será realizada no próximo sábado (07), às 19h, no Centro de Convenções e Eventos (CCE), o evento “Notas de Amor”. A renda arrecadada, com a venda dos ingressos, será revertida em prol da Santa Casa de Misericórdia. Após a apresentação, será servido um jantar. Os ingressos poderão ser adquiridos pelo telefone (34)3818 9622.


Marcos Antônio Nasser de Carvalho, Presidente da Associação Doutor Paulo Borges, destacou o êxito dos atendimentos na Santa Casa e está praticamente zerando a fila de exames e de cirurgias de baixa e média complexidade. Outros leitos devem ser abertos. Estão sendo pleiteados junto ao Estado UTIs neonatais, hemodinâmica e oncologia. A Santa Casa tem pronto atendimento para traumas e ginecologia e obstetrícia.


Paulo Vinícius Piva Hartmann, Presidente da FEPAM, falou sobre o esboço do no projeto e das necessidades de ampliação na forma horizontal, diferente do que estava programado para ocorrer. Isso seria para melhor mobilidade dos pacientes e o início seria para antes do período das chuvas. A FEPAM havia destinado R$10 milhões para o projeto inicial o que não foi gasto na totalidade, sendo que o restante será empregado no novo prédio em anexo.