Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (30), foram discutidas as ações realizadas pelo Serviço Especializado em Abordagem Social no município.  O encontro reuniu o prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, representantes da Polícia Militar e das secretarias de Desenvolvimento Social, de Saúde, de Obras Públicas e de Trânsito, Transporte e Mobilidade. Além de avaliar os dados referentes à abordagem social no ano de 2023, durante a reunião, definiram-se as medidas a serem tomadas para melhorar o serviço, sendo uma delas, a intensificação da abordagem social em rede.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, em Patos de Minas, as abordagens já são realizadas regularmente pelo CREAS de segunda a sábado. O trabalho em rede - com apoio da PM e equipes da Saúde (CAPS AD e TM), de Obras Públicas e de Trânsito, Transporte e Mobilidade - antes realizado semanalmente, passa a ser feito três vezes na semana.

O Serviço Especializado em Abordagem Social é ofertado de forma contínua no município e integra a proteção social especial de média complexidade. Seu objetivo é o enfrentamento e a superação das violências vivenciadas pela população em situação de vulnerabilidade social  por meio de atendimentos, acompanhamentos e intervenções. Durante o trabalho, as equipes oferecem acesso às redes de proteção e outros serviços como a emissão de documentação civil, inscrição no Cadastro Único, alimentação, banho e pernoite, passagens de retorno para aqueles que são migrantes e atendimento de saúde (se necessário).

No ano passado, 796 pessoas foram abordadas pela equipe do CREAS somando 1.617 abordagens no total, já que o mesmo indivíduo pode ter sido atendido mais de uma vez. Nesse período, foram realizados 42 encaminhamentos para vagas de emprego, 3.143 pessoas pernoitaram no abrigo, 7.019 refeições foram servidas e 923 passagens oferecidas via Secretaria de Desenvolvimento Social às pessoas em situação de rua e em outras condições que também garantem acesso ao serviço.

Ainda segundo a Assessoria, as abordagens em rede, por sua vez, começaram em agosto de 2023. Até o mês de dezembro, foram realizadas 369 abordagens. Após acolhida e avaliação técnica, foi oferecido auxílio para regularização de documentação pessoal, banho, alimentação, vestuário (doações), liberação de passagens e encaminhamentos que se fizeram necessários.