Paulo César de Freitas, promotor que integra o Grupo de Ação Especial de Combate ao Crime Organizado – GAECO

Ação conjunta da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da cidade de Uberaba, o Grupo de Ação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Polícia Militar e Poder Judiciário terminou com a prisão do ex-deputado, ex-secretário de Estado de Minas Gerais e ex-secretário municipal de saúde de Uberaba, Fahim Miguel Sawan. A Operação denominada “Aurélio” é contra o desvio de verbas públicas.

A Operação “Aurélio” é um desdobramento da Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público para apurar desvios de verbas públicas na Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba nos anos de 2013 e 2014. Dentre os réus destacam-se o ex-secretário de saúde Fahim Sawan e seus assessores diretos, que comandavam a pasta no período investigado.

Na manhã desta quarta-feira (14), a “Operação Aurélio” cumpriu mandados de busca e apreensão de dinheiro em espécie, bem como documentos, computadores e outros eletrônicos que sirvam de possível prova da prática de ilícito. Foi determinada também a busca e apreensão de veículos e bloqueio de bens dos réus.

Segundo o promotor de justiça, Paulo César de Freitas, que integra o Grupo de Ação Especial de Combate ao Crime Organizado – GAECO - a Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público pede a condenação dos réus por improbidade de administração e a restituição aos cofres públicos de todo o dinheiro desviado, em torno de R$ 4 milhões.