Várias queimadas estão acontecendo em lotes e pastos de Patos de Minas.

Vários moradores entraram em contato com a redação do Patos Hoje relatando as várias queimadas que estão acontecendo em lotes e pastos de Patos de Minas. Além de ser crime ambiental, as queimadas prejudicam a saúde das pessoas, matam pássaros e devastam a fauna e a flora. Somado a isso, os insetos e animais como escorpião, aranha e cobras, por instinto de sobrevivência, acabam invadindo as casas à procura de esconderijo. As consequências na maioria das vezes são irreparáveis.

Os transtornos causados por uma queimada são muito grandes. A fuligem se espalha por toda a cidade e invade as residências dos moradores, como mostram as imagens recebidas por nossa equipe de reportagem. Alguns moradores precisaram ligar suas torneiras e tentar apagar o fogo com os próprios esforços. Um morador do Bairro Laranjeiras teve sua casa ameaçada na tarde desta quarta-feira (25) pelas chamas.

O morador conta que o alarme da casa disparou três vezes e, quando a empresa de segurança foi verificar o que havia acontecido, perceberam que um incêndio em um lote vizinho estava ameaçando invadir a moradia. A empresa fez contato com o morador que de imediato ligou para o Corpo de Bombeiros. No entanto a resposta foi que não havia viaturas suficientes para atender a todas as ocorrências de incêndio que estão acontecendo na cidade e na região.

O morador precisou utilizar uma mangueira para conter as chamas que ameaçavam entrar em sua residência. Segundo ele, os proprietários do lote vizinho não limpam o local há cerca de 3 anos. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Patos de Minas, a instituição não possui guarnições suficientes para atender todas as ocorrências de queimadas, principalmente neste período seco do ano. Segundo eles, a maioria desses incêndios são provocados por pessoas que querem apenas limpar o próprio lote, mas não medem as consequências de um incêndio fora de controle.

Além de danos à saúde humana, as queimadas podem matar vários animais como pássaros, micos dentre outros que são mais comuns de se ver na cidade. De acordo com a Bióloga Jéssica Queiróz, as casas próximas ao foco de incêndio servem de abrigo para animais e insetos que tentam fugir da queimada: “O instinto desses insetos é fugir do fogo e procurar um local mais próximo para se abrigar, sendo assim, as casa mais próximas vão servir de esconderijo para mosquitos, escorpiões, aranhas e até cobras, é preciso ficar muito atento quanto a isso”.

De acordo com o artigo 250 do Código Penal, causar incêndio colocando em risco a vida, a integridade física ou o patrimônio de outra pessoa é crime ambiental, com pena prevista de três a seis anos de reclusão mais multa. A Prefeitura Municipal alerta para o risco de multa para as pessoas, proprietárias de lotes vagos, que não limpem o local adequadamente. Atualmente a multa é de quase R$1.000,00.