Grupos de advogadas e ex-ministros denunciam Bolsonaro ao Tribunal Penal Internacional

"Bolsonaro praticou de forma generalizada e sistemática atos que configuram crime contra a humanidade"

publicado em 28/11/2019,


O presidente Jair Bolsonaro foi denunciado ao Tribunal Penal Internacional (TPI) na quarta-feira, por um grupo de advogadas e uma comissão de ex-ministros e notáveis, que o acusam de incitar o genocídio e ações sistemáticas contra os povos indígenas do Brasil.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

Elaborada pelo Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos (CADHu), e a Comissão Arns, composta por ex-ministros de Estado e notáveis envolvidos na área, a denúncia contra o presidente foi apresentada à procuradora-chefe do Tribunal, Fatou Bensouda, informou a assessoria de imprensa dos grupos denunciantes.

Os autores da comunicação encaminhada ao TPI afirmam que Bolsonaro praticou de forma generalizada e sistemática atos que configuram crime contra a humanidade em sua política de Estado de incitação, que poderia resultar em extermínio dos povos indígenas.

Nesta manhã, questionado por jornalistas, Bolsonaro evitou responder sobre a denúncia ao TPI.

Bensouda decidirá, segundo a assessoria do CADhu e da Comissão Arns, se pede autorização de investigação à Câmara de Questões Preliminares, a depender das informações que solicitar ao Estado, a órgãos da ONU, organizações inter ou não-governamentais. 

Na denúncia, os autores apontam, por exemplo, para uma “desinstitucionalização” da política indigenista no país, para a degradação das terras desses povos, e para a falha “dolosa” em proteger os territórios dos índios.

Também citam o enfraquecimento de instituições de controle e fiscalização, a demissão de quadros de órgãos ligados ao tema e acusam o presidente de omissão diante dos crimes ambientais na Amazônia, como as recentes queimadas que voltaram os olhos do mundo para o Brasil.

“O cenário é gravíssimo: há desmonte total de políticas que funcionam como garantia de direitos e de existência de povos indígenas e tradicionais. O desmatamento, o incêndio e a violência são fruto de uma política de governo”, disse Eloísa Machado, advogada do CADHu.

Fonte: Reuters

Postado em 28/11/2019
Compartilhe:

9 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Verdade | 1 semana, 1 dia atrás

    Esse é o messias Bolsonaro.kkkk igual Adolf Ritle .

    1 11 Responder

    Um patense - 1 semana, 1 dia atrás

    Quando não estuda para ter capacidade de entender a realidade ou não é honesto, não compreende que os europeus querem é apossar da Amazônia. Esses que atacam o Presidente estão incomodados porque ele mostrou que quem manda aqui no Brasil agora é ele e os brasileiros, e não os europeus através dessas Ongs que exploram os índios e delapidam as riquezas locais.

    9 3

  • Lobo solitario | 1 semana, 2 dias atrás

    Ao invés de ficarem com picuinha deveriam fazer leis mais severas e colocar essa bandidagem que controla o país na cadeia

    3 4 Responder

  • bia | 1 semana, 3 dias atrás

    PRA QUEM ACHOU QUE IA TER UMA ARMINHA..IXI

    5 3 Responder

  • Jota | 1 semana, 3 dias atrás

    Esta denúncia e os denunciantes valem tanto quanto um cocô de cachorro.

    10 9 Responder

  • Janjão | 1 semana, 4 dias atrás

    MIIIIIIIITO????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    4 5 Responder

  • faneto | 1 semana, 5 dias atrás

    Ao norte de São Gabriel da Cachoeira, AM, há uma área com imensa reserva de minérios nobres onde nem mesmo militares do Exército podem transitar, só gringos. Why?

    8 22 Responder

  • Rafael | 1 semana, 5 dias atrás

    Esses denunciantes sao os mesmo que foram pegos colocando fogo na Amazônia?

    29 14 Responder

  • celsoparadise | 1 semana, 5 dias atrás

    você ai já pisou em terra índio. o dia que você entra numa terra dessa gente você vai ver o que e os índios são capaz de fazer alem de roubar você.ainda faz ameaças se eles ver algo que os interice deles e roba de você aqui em minas no norte de minas naquela região mangas januária Itaobim. ale tem uma colonia de índios eles cobra pedágio pra poder passa por la 50 reais. lamentável. eles tem so carros caros de amaroka so carros bons e enquantos muitos trabalha a vida toda custar ter uma moto ou talvez uma bicicleta velha ...

    38 18 Responder