Pelo menos 4 escolas do meio rural de Patos de Minas vão passar por reestruturação no próximo ano. Elas deixarão de oferecer algumas das modalidades de ensino para receber alunos de outras comunidades. A intenção é reduzir os gastos com a educação pública, principalmente com transporte e contratação de profissionais.

Com a mudança, a Escola Municipal Jeremias Francisco de Paula, na comunidade de Santa Maria, que oferece atualmente desde a educação infantil, (4 e 5 anos), anos iniciais (6 a 10 anos) até os anos finais do ensino fundamental, 6º, 7º, 8º e 9º anos, (11 a 14 anos), vai oferecer apenas o infantil e anos iniciais.

Para isso, a Administração Municipal juntamente com a Superintendência Regional de Ensino resolveu fazer uma troca. Santa Maria vai receber os estudantes dos primeiros anos que iriam frequentar a Escola Estadual João Barbosa Porto, de Bonsucesso. Enquanto, os alunos dos anos finais de Santa Maria irão para Bonsucesso.

E a reestruturação não deve parar por aí. Nesta terça-feira (24), outra reunião foi realizada e as Escolas José Paulo de Amorim, em Pindaíbas, e a Arlindo Porto, de Areado, também realizarão a permuta. Pindaíbas ficará com os primeiros anos e a escola de Areado com os anos finais do ensino fundamental.

As mudanças aconteceram de acordo com a Secretária Municipal de Educação, Maria Helena de Oliveira Costa, por causa da redução do número de alunos nas comunidades. Segundo a Superintendente Regional de Ensino de Patos de Minas, Elizabeth Maria Nascimento Silva, o Município terá uma economia significativa com o transporte escolar. Os diretores também falaram sobre os gastos com profissionais. As alterações poderão reduzir o número de contratações.

A economia foi defendida por todos que participaram da reunião. No entanto, muitos alunos já se mostraram contra a medida. Muitos terão um deslocamento maior para chegar à escola. De acordo com as primeiras informações, as escolas funcionarão no turno matutino.

Autor: Maurício Rocha