Com aval do Governo, Unipam pode retomar aulas presenciais a partir de 13 de outubro

Segundo o reitor do Unipam, Milton Roberto de Castro Teixeira, a expectativa é de que os Campi do Centro Universitário sejam reabertos a partir do dia 13 de outubro.

publicado em 24/09/2020, por Maurício Rocha


Centro Universitário de Patos de Minas.

Com a decisão do Governo de Minas de liberar, em alguns casos, a volta às aulas no Estado a partir da próxima semana, o Centro Universitário de Patos de Minas já começa a estudar a melhor forma de retomar as aulas presenciais. Segundo o reitor do Unipam, Milton Roberto de Castro Teixeira, a expectativa é de que os Campi do Centro Universitário sejam reabertos a partir do dia 13 de outubro. 

Em reunião nessa quarta-feira (23), o Governo de Minas autorizou o retorno das atividades presenciais nas faculdades do ensino superior e escolas técnicas. As aulas presenciais podem ser retomadas já a partir da próxima semana nas cidades que estiverem inseridas na “Onda Amarela”. Já para as escolas do ensino básico e médio a retomada das aulas presenciais poderá ocorrer a partir de 05 de outubro, mas somente nas cidades que estiverem inseridas na “Onda Verde”. 

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

A reitoria do Centro Universitário de Patos de Minas definiu a data de 13 de outubro para reiniciar as aulas presenciais. Segundo o reitor, Milton Roberto de Castro Teixeira, mesmo já estando autorizado a partir da próxima semana, será preciso aguardar a divulgação dos protocolos pelo Governo do Estado e, depois disso, fazer as adequações necessárias nos Campi para garantir a segurança dos alunos, professores e funcionários.

As aulas no Centro Universitário de Patos de Minas estão ocorrendo de forma remota desde o início da pandemia. Segundo o reitor do Unipam, mesmo após a retomada das atividades presenciais, a intenção é continuar transmitindo as aulas por plataformas digitais, permitindo assim que o estudante escolha se quer frequentar a sala de aula ou se prefere assistir as aulas pela internet. 

Educação Básica

Já a educação básica, incluindo a educação infantil e os ensinos fundamental e médio, poderão retornar presencialmente apenas nas regiões incluídas na onda verde do Minas Consciente. A partir da publicação do protocolo sanitário do Estado, a decisão da abertura de quaisquer escolas será dos municípios, segundo o secretário Geral Mateus Simões. “Onde os municípios não autorizarem a reabertura, ela não ocorrerá, assim como é no Minas Consciente. O poder municipal é a palavra final em cada cidade. E cada escola decidirá as suas próprias estratégias no que diz respeito ao ensino particular, assim como as municipais no que diz respeito ao município”, disse o secretário de estado da saúde, Carlos Eduardo Amaral.

O protocolo de saúde será único e aplicado a todas as escolas. As redes particular e municipal, no entanto, terão autonomia para definir a estratégia de retorno, como a ordem das turmas que retornarão às salas de aula e se as aulas já começarão no dia 5/10.

No caso das 3,6 mil escolas estaduais, a secretária de Educação Julia Sant’Anna explicou que a volta às atividades presenciais dos alunos do 3º ano do ensino médio está prevista para o próximo dia 19 de outubro. Antes disso, a partir do dia 5 de outubro, professores e diretores serão convocados para o planejamento do retorno. A partir de orientações da Secretaria de Estado de Educação (SEE), em conjunto com as evoluções de ondas do plano Minas Consciente, gradualmente outras turmas retornarão, seguindo os critérios sanitários de segurança definidos pelo governo.

Frequência

Nas escolas estaduais não haverá falta ou perda do dia letivo para os alunos que não comparecerem às aulas presenciais, pois será mantido o regime de estudo não presencial, que é integrado pelas teleaulas, pelo aplicativo Conexão Escola e pelo Plano de Estudo Tutorado (PET). Como ressalva, pessoas com mais de 60 anos e com comorbidades serão dispensadas das atividades presenciais.
“Não será obrigatório, por isso vamos manter as aulas online. Entendemos que o 3º ano tem a situação mais difícil e complicada, tendo em vista a aproximação do Enem. E reforçando o ponto de que a oferta das estratégias presenciais será progressiva e realizada com todo o cuidado. As aulas presenciais estarão focadas em fixação dos conteúdos que já vêm sendo trabalhados na educação remota”, explicou a secretária.

Autor: Maurício Rocha Postado em 24/09/2020
Compartilhe:

17 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • diogo | 3 semanas, 5 dias atrás

    gloria a Deus eu n estou matriculado em nenhum curso esse ano, pq foi um ano perdido, e um ano de dinheiro jogado no lixo. pra quem pagou mensalidades.. Se com aula presencial ja n dava pra aprender nada, imagina com a zorra q foi essas aulas online, Se fosse eu faria questão de repetir o ano. Principalmente de fosse aluno de escola em ensino fundamental ou medio.

    3 8 Responder

  • Marcao trovão | 3 semanas, 5 dias atrás

    Volta mesmo ! Esse vírus não passa de uma gripezinha ,

    3 6 Responder

  • Paulo | 3 semanas, 5 dias atrás

    As pessoas que realmente se cuidam fazem isto em casa ou fora de casa, é uma questão de consciência. As aulas podem ser ministradas presencial tranquilamente, é só usar máscara, manter a distância e vida que segue. O problema está nos analfabetos que vão para os bares e ficam se "roçando" e "cuspindo" na cara um do outro enquanto bebem, aí está a contaminação, mas são tão burros que julgam tudo sem entender de nada, a não ser álcool na "goela" abaixo.

    13 3 Responder

  • Datena | 3 semanas, 5 dias atrás

    A conta dessas ações irá chegar! Uma pena o Brasil não ter governantes sérios em esfera nenhuma! Na maior crise sanitária dos últimos 100 anos e estamos largados as traças!

    6 8 Responder

  • Fraterno | 3 semanas, 5 dias atrás

    A Unipam é uma instituição muito séria. Com todos os cuidados poderá retornar com segurança . Só pra lembrar, Manaus já tem aulas na rede privada de ensino desde o início de agosto. Alguém ouviu falar que houve nova “explosão de casos “ lá? 2a onda? Colapso do sistema de saúde? Então a vida tem de seguir com a devida responsabilidade.



    13 10 Responder

    Professor - 3 semanas, 5 dias atrás

    Teve sim! Quase 400 professores com a doença e as aulas suspensas.

    5 1

    Alguém - 3 semanas, 5 dias atrás

    O povo de Manaus é mais civilizado que os daqui, se o povo daqui não consegue guardar distância em uma fila de caixa vc acha que eles vão se cuidar na escola/faculdade?

    0 1

    Funcionário - 1 semana, 6 dias atrás

    Em resposta ao Professor aí em cima: putzz... tudo isso? e olha que aqui só tem 293 professor contratados. Assinado: funcionário daqui.

    0 0

  • Bat Boy | 3 semanas, 5 dias atrás

    Agora lascou de vez, volta as aulas, estádios de futebol tbm, Fórmula 1, sem conseguir uma vacina, pode preparar vai quadruplicar esse corona, os governantes parecem que querem diminuir a população mundial mesmo hein, pensem antes de votar de novo, agora vem os ladrões tudo pedindo voto.

    17 18 Responder

    . - 3 semanas, 5 dias atrás

    ué os alunos lotam os bares não da nada ir pra aula.

    1 0

    Júlio César - 3 semanas, 5 dias atrás

    Engraçado os jovens que estuda no unipam , a maioria estão indo para bares , viajando para caldas e etc ... observa os story do face e Instagram , inclusive tem uma matéria no Patos hoje q maioria dos contaminados são adolescente entre a 20 a 25 anos tem que voltar mesmo , na sala de aula estarão de máscara é melhor que na farra sem máscara .

    1 2

  • Volta mesmo | 3 semanas, 5 dias atrás

    Volta mesmo essas aulas aí, morreu pouca gente ainda da nada não

    5 17 Responder

  • Ze das Galinha | 3 semanas, 5 dias atrás

    Acabou a mamata das provas compartilhadas. Volta a estudar molequeda, e não adianta falar que não vai voltar pq seu coleguinha que voltar as aulas vai ser um melhor profissional que vc!

    9 57 Responder

    Remela - 3 semanas, 5 dias atrás

    Galera cola com gosto

    0 4

    Contra - 3 semanas, 5 dias atrás

    Nem todos compartilham provas... Ou ele será um melhor profissional por causa de 1 mês e meio de aula, ou será apenas mais um infectado com a doença (que pode ser até mesmo fatal)

    2 2

    Aluno - 3 semanas, 5 dias atrás

    Mais um profissional frustado com inveja dos universitários

    2 1

  • Topa Urt | 3 semanas, 5 dias atrás

    c ta louco volta esse ano pra aula presencial mais e nem lascando volto toy fora

    25 6 Responder