Telescópios serão disponibilizados para a população pela APEPA. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

A APEPA – Associação Patense para Estudo e Pesquisa em Astronomia vai promover sessões de observação para o público visualizar objetos celestes em Patos de Minas. Nesta sexta-feira (27), quando acontece o mais longo eclipse lunar do século, telescópios serão disponibilizados para a população apreciar o fenômeno.

O eclipse começa por volta das 16h, mas só poderá ser observado após o nascimento da lua. Por isso, a sessão de observação desta sexta-feira terá início às 17h30 e vai até às 20h. Os equipamentos estarão instalados na rua 32 do bairro Jardim Europa (última rua do bairro ao lado da Mata do Catingueiro).

“Na sessão deste dia daremos destaque para a Lua que estará em eclipse logo que nascer. Já nascerá eclipsada às 18:00”, explica o professor Luiz André Lima – presidente da APEPA. No dia 31 de Julho também acontecerá o auge do ponto em que Marte estará mais próximo da Terra.  “Saturno, Júpiter e Vênus também podem ser observados através dos nossos telescópios”, afirma o professor. Durante a observação será feita uma breve sessão de reconhecimento das constelações que estarão visíveis.

As sessões de observação ocorrem sempre em locais públicos e são abertas a toda a população.