349669 2216 Ok
Publicado em 01/11/2016
Compartilhe:

Alunos passam a noite no Guiomar de Melo e aulas continuam suspensas por ocupação

A direção da escola é contra a ocupação por entender que é a minoria que decidiu pelo movimento.

Os estudantes que apoiam o manifesto controlam o portão de entrada da escola.

Os estudantes da Escola Estadual Dona Guiomar de Melo que aderiram à manifestação contra a PEC 241 em Patos de Minas passaram a madrugada desta terça-feira (01) no interior da instituição. Leia mais! As aulas continuam suspensas e uma nova assembleia foi marcada para esta noite. Os estudantes falam que estão recebendo ameaças. A direção da escola é contra a ocupação.

Os manifestantes controlam o portão de acesso à escola e, na manhã desta terça, fecharam a instituição na hora normal, por volta das 7h15, e não permitiram a entrada da imprensa. Eles falaram que cerca de 30 estudantes passaram a noite no interior da escola. Segundo os ocupantes, tiveram que providenciar por eles mesmos alimentação e os colchões para dormirem.

O objetivo dos estudantes é continuar com a manifestação. O professor de geografia Artur Portilho Moreira, contratado há pouco tempo, está apoiando o protesto inclusive contribuindo para estabelecer as regras da ocupação. Alguns pais de alunos também estão apoiando o manifesto que é contra a proposta que limita os gastos públicos até o ano de 2036.

Imagens atualizado em 01/11/2016 • 21 fotos

A reportagem conversou com a diretora da escola, Fabiana Alves de Lima. Ela contou que estava de férias e voltou nesta terça ao saber da ocupação. Fabiana informou que vem recebendo muitas cobranças por parte dos estudantes que não aderiram à paralisação. Ela entende que é uma injustiça, visto que é a minoria que está ocupando a escola.

Ela conversou com os estudantes, mas eles continuam determinados a manter a ocupação. “Não está tendo aula no turno da manhã, nem da tarde quando estudam os menores, nem no turno da noite. A escola não está oferecendo alimentação”, informou. Ela confirmou que uma assembleia geral está marcada para a noite desta terça (01).

Os alunos explicaram que, para os alunos do 3º ano, está tendo um aulão com disciplinas para o Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM. Uma estudante disse que vem sofrendo ameaças por causa do manifesto. Ela disse que, durante a noite, estudantes de direita arremessaram pedras sobre o teto da escola para intimidá-los. 

A ocupação do Guiomar de Melo foi a 1ª escola ocupada por estudantes em Patos de Minas. O movimento contra a PEC241 vem acontecendo em vários lugares do país. Os estudantes entendem que a proposta do Governo Michel Temer será prejudicial à educação pública do Brasil. O movimento teve uma grande repercussão na região. O Patos Hoje recebeu milhares de visuliazações e mais de uma centena e meia de comentários. 

Autor: Farley Rocha

Clínica Impar - Início: 21-08-17
Postado em 01/11/2016
Compartilhe:

77 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Chega de mimimimimimimimi!!!! Perderam o poder e pronto!!!!!! | 1 ano atrás

    Essa turma aí para ir ao banheiro tem que amarrar, se não pega na....... Chega de mimimi e chororô, petezada. O PT e os puxadinhos como a Rede e o PSOL entraram em desespero porque o povo não quer esse tipo de gente no comando de nada. O sindicato é dos professores e não do PT e dos puxadinhos. Tem professor inteligente que não é petista! Por quê esses sindicatos vivem de fazer baderna? Só os piores profissionais vão para os sindicatos em geral por que não gostam de ganhar o pão honestamente e com o suor do proprio rosto. Essa é a verdade. Chora, PT e puxadinhos!!!! Vocês já eram!!!! Com essa bagunça todo mundo sai prejudicado. Tá faltando só a polícia pra descer a borracha.

    3 3 Responder

  • Chega de mimimimimimimimi!!!! Perderam o poder e pronto!!!!!! | 1 ano atrás

    Essa turma aí para ir ao banheiro tem que amarrar, se não pega na....... Chega de mimimi e chororô, petezada. O PT e os puxadinhos como a Rede e o PSOL entraram em desespero porque o povo não quer esse tipo de gente no comando de nada. O sindicato é dos professores e não do PT e dos puxadinhos. Tem professor inteligente que não é petista! Por quê esses sindicatos vivem de fazer baderna? Só os piores profissionais vão para os sindicatos em geral por que não gostam de ganhar o pão honestamente e com o suor do proprio rosto. Essa é a verdade. Chora, PT e puxadinhos!!!! Vocês já eram!!!! Com essa bagunça todo mundo sai prejudicado. Tá faltando só a polícia pra descer a borracha.

    0 3 Responder

  • Mininu bunitu | 1 ano atrás

    Eu fui lá e vi: universitários representantes de partidos (Rede), representantes do sindicato do comércio e professores. É partidário sim!

    2 1 Responder

  • Solta o verbo | 1 ano atrás

    Esses ditos alunos, não sabem nem o que é PEC. Se fosse para concorrer a uma vaga de emprego não estariam atuando dessa forma. Sinceramente, os carrinhos de picolé fazem falta hoje!!!

    2 2 Responder

  • carvalho | 1 ano atrás

    É só cortar a água e luz! Eles vão embora rapidinho.

    2 2 Responder

  • CURTO E GROSSO ORIGINAL | 1 ano atrás

    O FUTURO É SOMBRIO ... EM TODOS OS SENTIDOS ... ESTAMOS EM UMA RUA SEM SAÍDA ... ESCOLA SEM PARTIDO JÁ !!!

    8 2 Responder

  • Lud | 1 ano atrás

    Aposto que muita gente que esta fazendo manifestação contra o movimento não faz nada dentro da sala de aula o que eu acho um absurdo também não concordo com os que estão ocupando por que não vai adiantar nada E essa coisa de PEC não é questão de partido é questão de indigência análise várias outras coisas Esses alunos tanto de um lado quanto do outro tem que pensar no que é melhor pra todos e não por que apoia esse npartido ou aquele.

    5 4 Responder

  • Denis | 1 ano atrás

    Parabens alunos,fiquem firmes,vamos derrubar esse governo golpista elitista,querem congelar gastos com a educaçao,saude,querem voltar como antes faculdade so pra ricos nao desistam,agora os teabalhadores precisam fazer greves,so assim derrubar esse falso governo,que ja entrgou o pré sal,gas vai aumentar de novo,esses pobres que pensam que sao ricos agora vão ver

    6 17 Responder

    Luis Antônio - 1 ano atrás

    Você está bem informado mesmo hein amigo Deixa eu só te contar 2 coisas que você não aprendeu. 1 - Um indivíduo não pode interferir no direito de outro em questão de defender seu próprio direito. É ilógico e ilegítimo. 2 - Em um país democrático o que deve prevalecer é a vontade da maioria, alunos que concordam com a ocupação são a minoria. Se você não for tão inteligente como o Lula vai entender o que eu disse. Não vai?

    5 3

    Denis - 1 ano atrás

    Kkkk,é analfabeto mesmo a maioria estava nas urnas e elegeu dilma veio o golpe criado por quem esta preso.

    1 0

  • Bode | 1 ano atrás

    Você não precisa ser um gênio da política, crítico e tal. Só tem que saber direito o que você está reivindicando, para não virar massa e manobra, é só isso cara.

    11 1 Responder

  • Verdade | 1 ano atrás

    É uma manifestação legítima e tem meu apoio. Cadê os hipócritas que foram as ruas pedir o impeachment? Deveriam se unir a está manifestação. Os pais deveriam fazer coro a esta manifestação, sobretudo os pais de alunos dos anos iniciais, pois os maiores afetados serão seus filhos no futuro. Essa PEC congela investimentos para a educação futura. Não desanimem estudantes! Saibam que se tiveram êxito no objetivo da manifestação aqueles que mais os criticam receberão os benefícios.

    5 11 Responder

carregar mais comentários