Os estudantes que apoiam o manifesto controlam o portão de entrada da escola.

Os estudantes da Escola Estadual Dona Guiomar de Melo que aderiram à manifestação contra a PEC 241 em Patos de Minas passaram a madrugada desta terça-feira (01) no interior da instituição. Leia mais! As aulas continuam suspensas e uma nova assembleia foi marcada para esta noite. Os estudantes falam que estão recebendo ameaças. A direção da escola é contra a ocupação.

Os manifestantes controlam o portão de acesso à escola e, na manhã desta terça, fecharam a instituição na hora normal, por volta das 7h15, e não permitiram a entrada da imprensa. Eles falaram que cerca de 30 estudantes passaram a noite no interior da escola. Segundo os ocupantes, tiveram que providenciar por eles mesmos alimentação e os colchões para dormirem.

O objetivo dos estudantes é continuar com a manifestação. O professor de geografia Artur Portilho Moreira, contratado há pouco tempo, está apoiando o protesto inclusive contribuindo para estabelecer as regras da ocupação. Alguns pais de alunos também estão apoiando o manifesto que é contra a proposta que limita os gastos públicos até o ano de 2036.

A reportagem conversou com a diretora da escola, Fabiana Alves de Lima. Ela contou que estava de férias e voltou nesta terça ao saber da ocupação. Fabiana informou que vem recebendo muitas cobranças por parte dos estudantes que não aderiram à paralisação. Ela entende que é uma injustiça, visto que é a minoria que está ocupando a escola.

Ela conversou com os estudantes, mas eles continuam determinados a manter a ocupação. “Não está tendo aula no turno da manhã, nem da tarde quando estudam os menores, nem no turno da noite. A escola não está oferecendo alimentação”, informou. Ela confirmou que uma assembleia geral está marcada para a noite desta terça (01).

Os alunos explicaram que, para os alunos do 3º ano, está tendo um aulão com disciplinas para o Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM. Uma estudante disse que vem sofrendo ameaças por causa do manifesto. Ela disse que, durante a noite, estudantes de direita arremessaram pedras sobre o teto da escola para intimidá-los.

A ocupação do Guiomar de Melo foi a 1ª escola ocupada por estudantes em Patos de Minas. O movimento contra a PEC241 vem acontecendo em vários lugares do país. Os estudantes entendem que a proposta do Governo Michel Temer será prejudicial à educação pública do Brasil. O movimento teve uma grande repercussão na região. O Patos Hoje recebeu milhares de visuliazações e mais de uma centena e meia de comentários.

Autor: Farley Rocha