Foi realizado em Varjão de Minas, no dia 18/04, o primeiro “Encontro de Pais e Profissionais para Conscientização do Autismo”. O Evento foi idealizado e promovido pela Psicóloga Mariana Borges e pela mãe atípica Shirley Braga. O objetivo foi conscientizar a população sobre a temática e assim melhorar o tratamento das crianças diagnosticadas com: Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno Desafiador Opositor (TOD), entre outros.

O encontro aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Varjão de Minas e contou com palestras de: Lidiane Bicalho, Presidente da Associação Esperança Azul de Patos de Minas; Flávia Nogueira, Conselheira Onda Autismo de Patos de Minas; Alan Nascimento, Psicólogo; Taynara Torres, Fonoaudióloga; Mariana Borges, Psicóloga e Álvaro Monteiro, Advogado.

O evento abordou os temas:

Autismo: Diagnóstico e Tratamento;

Primeiro Contato da Família com o diagnóstico e caminhos a seguir;

Papel da Fonoaudiologia no desenvolvimento da pessoa autista;

Atendimento - Acolhimento e cordão;

Direitos da Pessoa Autista;

O Ser Família Atípica;

Após às palestras aconteceu sorteio de brindes e um lanche patrocinado por empresas e comerciantes de Varjão de Minas. A primeira edição do encontro contou com a presença de pais, profissionais da educação de Varjão de Minas e São Gonçalo do Abaeté, profissionais de saúde, crianças e adolescentes.

Segundo as organizadoras, Varjão de Minas ainda demanda de muitas melhorias para tratamento das crianças, adolescentes e adultos que estão dentro do TEA. Segundo as famílias atípicas do município, melhorias e ampliação no atendimento ao público são necessárias devido ao desgaste causado pelo deslocamento para cidades próximas para realização do acompanhamento necessário, fato que reflete negativamente no rendimento das terapias propostas.

“Espera-se que, este evento, seja um marco de mudanças e melhorias. Lembrando sempre que juntos somos mais fortes, e que a União sempre promove melhorias. A busca por conhecimento é o primeiro passo para estas melhorias, pois cada um que estava presente buscando conhecimento com certeza já iniciou uma etapa de mudanças”, destacou a organização do evento.