Nesta segunda-feira (22), a Polícia Civil concluiu o inquérito policial que havia sido desmembrado em relação ao homicídio ocorrido em Patos de Minas em 25 de agosto de 2023. No dia do crime, Izurcelino Bemfica Júnio, de 35 anos, foi levado a um local ermo, no Bairro Morada do Sol, e assassinado por meio de disparos de arma de fogo que atingiram sua cabeça.

A investigação inicial resultou no indiciamento de duas pessoas pelos crimes de homicídio qualificado e associação ao tráfico. No entanto, diante de informações que sugeriam a possível participação de outros envolvidos além dos dois indiciados, foi solicitado o desmembramento do inquérito policial, dando origem a um novo procedimento para a realização de diligências adicionais visando identificar eventuais coautores e partícipes do crime.

Após extensas oitivas e análise de documentos, foi confirmada a participação de mais quatro pessoas no crime, incluindo um indivíduo menor de idade, com 17 anos. Como resultado, três homens, de 26, 28 e 30 anos, foram indiciados pelos delitos de homicídio com duas qualificadoras (previstas no artigo 121, parágrafo 2º, incisos I e IV do Código Penal), corrupção de menores (conforme o artigo 244-B do Estatuto da Criança e do Adolescente) e associação ao tráfico (de acordo com o artigo 35 da Lei 11.343/06). Caso sejam condenados, as penas podem chegar a mais de 30 anos. O procedimento do menor de idade foi encaminhado ao Juízo da Infância e Juventude.

A Polícia Civil reafirma seu compromisso de investigar minuciosamente todos os crimes, garantindo que os responsáveis sejam devidamente responsabilizados e levados à justiça, impedindo assim que a impunidade prevaleça. Contamos com o apoio da população para continuar acreditando no trabalho desenvolvido e fornecendo as informações necessárias para a conclusão dos inquéritos.