A denúncia que chegou ao Conselho Municipal de Meio Ambiente e à Câmara Municipal foi confirmada pelo Patos Hoje na manhã desta terça-feira (06).
Caminhões e máquinas da Prefeitura Municipal de Patos de Minas trabalham desde a manhã de segunda-feira (05) fazendo melhorias em uma propriedade particular, enquanto moradores da zona rural sofrem com a falta de estradas. A denúncia que chegou ao Conselho Municipal de Meio Ambiente e à Câmara Municipal foi confirmada pelo Patos Hoje na manhã desta terça-feira (06).

São pelo menos cinco caminhões, uma patrol e uma retroescavadeira trabalhando a todo vapor. As equipes da prefeitura retiram o material de uma cascalheira que fica às margens da MGC 354, a poucos quilômetros da cidade, e levam para a propriedade particular. A área da fazenda usada para confinar o gado é que está recebendo as melhorias. Da rodovia é possível ver as máquinas da Prefeitura em meio aos animais.

A denúncia partiu de um produtor rural indignado com as condições das estradas vicinais. “Enquanto a gente sofre para andar nessas estradas, as máquinas da Prefeitura são empenhadas para beneficiar um único produtor”, reclamou. A fazenda, segundo a denúncia, pertence a Hamilton Porto, irmão do ex-senador e vice-presidente da CEMIG, Arlindo Porto.

Além disso, a retirada do cascalho causa prejuízos ao meio ambiente. A cascalheira fica logo abaixo da Mata do Catingueiro, área de preservação que os órgãos ambientais tentam manter a todo custo. Segundo o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Ivanildo Alves Zica, para retirar cascalho do local seria necessário uma autorização de órgão competente, o que não existe.

A denúncia deverá ser levada ao Ministério Público do Meio Ambiente e à Polícia Militar de Meio Ambiente. O presidente do CODEMA esteve no local e disse que vai pedir a interdição da área e o embargo das atividades para garantir a proteção da Mata do Catingueiro.

Nossa produção entrou em contato com o secretário municipal de infraestrutura, Nelson Nogueira e foi orientada a procurar a assessoria de comunicação da Prefeitura. Até o fechamento da reportagem, no entanto, nenhum esclarecimento por parte da Administração Municipal havia sido emitido.

Autor: Maurício Rocha