Com o intuito de auxiliar as pessoas que sofrem com câncer, um grupo de pinheirenses decidiu unir forças e criar a Associação TINA - Sorriso que Cura. O nome escolhido para a associação fundada no último dia 12/10 é uma homenagem a Tina Ferreira Mendes, que faleceu em junho após lutar contra o câncer por 10 anos.

Tina Ferreira Mendes era natural de João Pinheiro e faleceu em 12 de junho de 2021 após travar sua luta contra o câncer por 10 anos. A mulher, que foi ministra de cura e libertação e membro da Renovação Carismática Católica, era reconhecida por todos por ser dona de um sorriso e alma pura.

A luta contra a doença não a enfraqueceu e Tina partiu deixando um legado de garra, fé e esperança, o que serviu de exemplo para a criação da associação.

A equipe de redação do JP Agora conversou com Rosana Gonçalves Dias Barbosa, presidente da associação. Segundo Rosana, a ideia surgiu através de uma sobrinha de Tina e logo encontrou mais interessados em ajudar as pinheirenses que são acometidas com câncer.

“Mesmo nos momentos mais difíceis, com dores e todo sofrimento, ela nunca deixou de sorrir e alimentar a fé em Deus e a esperança que tinha. Por isso, escolhemos o nome dela. Tina foi pra nós um testemunho vivo de esperança, de jamais desanimar, de sorrir e estar feliz mesmo nos momentos difíceis. Deixou um legado muito importante para quem teve a oportunidade de conviver com ela” explicou Rosana sobre a escolha do nome da associação.

A constituição da associação veio da necessidade de oferecer ajuda a um número maior de pessoas. Conforme destaca Rosana, há uma grande carência de auxílio material, espiritual e psicológico às pessoas que tratam do câncer na comunidade pinheirense.

"Infelizmente, o câncer não escolhe idade ou classe social. Decidimos nos reunir para ajudar um número maior de pessoas e não ficar apenas na ajuda individualizada. Teremos profissionais que irão realizar trabalhos de forma gratuita às pessoas que serão atendidas. Psicólogo, psiquiatra, terapeuta, dentista, fisioterapeuta, assistente social, médico, dentre vários outros. Muita gente precisa dessa ajuda na cidade”.

Pessoas físicas ou jurídicas poderão contribuir para a associação, seja com quantias em dinheiro ou produtos e serviços.

“Acredito que esse seja um projeto de Deus. A associação nasceu muito bem estruturada e já com várias pessoas se oferecendo para ajudar. Só vamos colocar em prática esse projeto” finalizou Rosana.

Interessados em ajudar a Associação TINA - Sorriso que Cura podem entrar em contato pelo (38) 9.9833-2914. Siga a página da associação no Instagram @tinasorrisoquecura