As escolas da rede pública retomaram as aulas presenciais nesta quarta-feira (03) em Patos de Minas. Na rede municipal, os estudantes ganharam mais um tempo e haverá tolerância até a próxima segunda-feira (08). Já nas escolas da rede estadual, o retorno passa a ser obrigatório a partir de hoje. E teve gente que enfrentou problema no transporte nesta manhã.

Ônibus lotados e atrasos nos horários foram as queixas enviadas à redação do Patos Hoje nesta manhã. “Hoje, como de costume, estávamos esperando coletivo pra ir trabalhar e tinha alguns estudantes também, esperando a Rota 9 que sai do Ipanema e sempre vamos de pé por que o ônibus já vem cheio. Com a volta às aulas o coletivo nem parou de tão cheio”, relatou uma passageira.

Segundo os passageiros, teve rota que o ônibus não conseguiu levar todas as pessoas que aguardavam no ponto, mesmo com a permissão para utilizarem a capacidade total de lotação. “Alguns estudantes tiveram que voltar para casa porque, com o próximo horário de ônibus, eles chegariam atrasados. E se tiver 5 faltas dá problema. Ligamos na empresa e disseram que vão ver o que pode ser feito”, relatou a mãe de um aluno. Houve reclamação de superlotação em outras linhas.

A direção da Pássaro Branco informou que aumentou 17 mil quilômetros no percurso dos ônibus este mês para atender a demanda. A expectativa é de que este acréscimo seja suficiente para atender à demanda, evitando novos transtornos como os registrados nesta manhã.

Com relação à volta às aulas nas escolas estaduais, o superintendente regional de ensino, Carlos Coimbra, ressaltou a importância do retorno dos estudantes para as salas de aula. Ele também explicou sobre a exigência de uniformes e materiais escolares nestes últimos dias do ano e o funcionamento das escolas.