Estudantes das escolas estaduais de Minas Gerais retornaram às aulas nesta terça-feira (03) para o segundo semestre do ano letivo. Para alguns estudantes, é a oportunidade de voltar a frequentar o ambiente escolar depois de um longo período participando apenas de aulas remotas. Outros já tinham retomada as aulas presenciais antes do recesso.

Na Escola Estadual Marcolino de Barros,  a direção fez mudanças para receber os alunos e os servidores com segurança. A portaria é protegida por uma parede de acrílico. Esta mesma proteção foi colocada também nos ambientes administrativos. Nas salas de aula, os estudantes mantêm o distanciamento mínimo de 1.5m entre uma carteira e outra.

A diretora da escola, Bruna Andrade, explica que cada sala de aula foi preparada para receber no máximo 13 alunos. Segundo ela, os estudantes que optarem pelas aulas presenciais devem comunicar a escola para que seja feita a preparação do espaço. Os estudantes que preferirem ficar em casa continuarão a receber o conteúdo de forma remota.

O retorno às aulas presenciais será feito de forma escalonada nas escolas estaduais. Nesta manhã, apenas os alunos do terceiro ano do ensino médio tiveram aulas. Na parte da tarde será a vez dos estudantes no nono. Na semana que vem, será a vez dos alunos do segundo ano do ensino médio e do oitavo ano do ensino fundamental e assim sucessivamente.

A greve anunciada pelo Sindicato dos Servidores da Educação não deve interferir na retomada das aulas presenciais. Segundo da diretora Bruna Andrade, na Escola Marcolino de Barros, apenas dois professores comunicaram que vão aderir à paralisação.

Nas escolas municipais de Patos de Minas, os professores já voltaram ao trabalho, mas o retorno dos alunos para as salas de aula deve acontecer somente na semana que vem.