A Polícia Civil divulgou, na tarde desta quarta-feira (13), a implantação da vistoria eletrônica para registro e transferência de veículos em Presidente Olegário, Lagamar e Lagoa Grande. Houve uma fase de testes e as vistorias eletrônicas começaram a ser utilizadas definitivamente a partir do dia 04 de abril. A inovação faz parte das medidas de modernização dos serviços prestados pela Polícia Civil à população.

Segundo a Polícia Civil, o sistema que já funciona em outras regiões do estado, é mais uma ferramenta para garantir transparência, segurança e agilidade nos processos de registros e transferências de veículos. Com a implantação do sistema, o usuário possui mais uma garantia para evitar fraudes e maior confiabilidade sobre a procedência do veículo.

Antes, para a identificação veicular, as marcações de chassi e motor eram extraídas de forma manual. No novo processo eletrônico, a conferência é feita por meio de aplicativo de celular com controle de localização, onde o vistoriador inclui fotos e dados da identificação do veículo, alimentando o banco de dados do Departamento de Trânsito de Minas Gerais com validação automática e laudo de vistoria imediato.

Outra novidade é a inserção de fotografia com a quilometragem do veículo no laudo o Objetivo é diminuir fraudes relacionadas com a adulteração de veículos usados para revenda. Os laudos ficarão armazenados no sistema do DETRAN e poderão ser consultados a qualquer época pelas autoridades em investigações dessa natureza.

O serviço, que será realizado na unidade do respectivo município, deve facilitar o processo para os motoristas, que não precisarão enfrentar filas para o atendimento, sendo possível escolher o dia e a hora para ser atendido. A vistoria é obrigatória nos casos de primeiro emplacamento, transferência de propriedade veicular, qualquer alteração de dados do veículo, vistoria lacrada, baixa de veículo e requerimento de segunda via do Certificado de Registro de Veículo.

As pessoas podem agendar sua vistoria pelo site do Detran-MG. Caso tenha agendado algum serviço e não possa comparecer no horário agendado, proceda o cancelamento do agendamento, assim você não prejudicará que outros cidadãos possam utilizar o serviço.

A Polícia Civil contou com o apoio da Prefeitura de Presidente Olegário que disponibilizou 01 notebook para ser utilizado pelos vistoriadores na validação dos documentos, com o Conselho de Segurança Pública de Presidente Olegário que doou 02 aparelhos celulares para serem utilizados na vistoria. A Prefeitura de Lagamar disponibilizou 01 aparelho celular e a Prefeitura de Lagoa Grande disponibilizou outro.