O Corpo de Bombeiros lançou, na manhã desta segunda-feira (09), a Operação Alerta Verde em Patos de Minas. Uma coletiva foi realizada para passar à sociedade as medidas que serão tomadas em relação à prevenção de queimadas na capital do milho e também na zona rural. A operação é uma parceria entre o Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal, Defesa Civil e Sindicato dos Produtores Rurais.

De acordo com tenente coronel Duarte, Comandante do 12° BBM, o objetivo é diminuir o número de queimadas na cidade. "Em 2021 nós tivemos um número muito grande de queimadas, foram 464 incêndios a vegetação dentro de Patos de Minas. Um aumento de 7% em relação ao ano anterior. Nosso intuito com a operação é fazer com que as pessoas se conscientizem e limpem seus lotes sem atear fogo" disse ele.


O comandante disse ainda que os pontos mais críticos são as áreas de pastagens e também de preservação ambiental. Ele disse ainda que a corporação irá dar um apoio maior ao produtor rural durante esse período de estiagem. O tenente coronel Duarte ressaltou também que grande parte das ocorrências acontecem em lotes vagos onde as pessoas tentam limpar o local ateando fogo.

Segundo o Prefeito Luís Eduardo Falcão, a Prefeitura Municipal vem trabalhando para notificar e multar proprietários de lotes que insistem em deixar os terrenos sujos. Ele falou também a respeito da grande quantidade de lixos que são deixados de forma irregular em alguns pontos da cidade. “É obrigação da prefeitura limpar a cidade, mas a gente não consegue limpar 24 horas em todos os cantos. Quem suja é o cidadão e é preciso conscientizar para evitar isso” disse ele.


Falcão pediu ainda para que a população evite colocar fogo nos lotes uma vez que também se trata de saúde pública. “O lote é como o quintal de casa, não se pode abandonar e deixar sujo. A responsabilidade da limpeza de um terreno particular é do proprietário” disse o prefeito. A Operação Alerta Verde irá se estender até o dia 05 de agosto.