Um grupo de capivaras foi flagrado caminhando pelo Centro de Patos de Minas. Os animais foram gravados por um motociclista durante a madrugada desta quarta-feira (06). Alguns deles já foram capturados pelo Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar de Meio Ambiente.

O vídeo foi gravado pelo motociclista Gustavo Emannoel, por volta das 4h40. Segundo ele, foram vistas 5 capivaras na Rua Ana de Oliveira, na região do Mercado Municipal. Ele disse que depois elas desceram em direção ao Córrego do Monjolo.

O Corpo de Bombeiros contou que começou o trabalho para capturá-las ainda de madrugada e o trabalho foi até de manhã. Duas delas foram capturadas na Rua Virgílio Borges. A Polícia Militar de Meio Ambiente continua o trabalho para capturar os animais e levá-los até seu habitat natural.

Por volta das 13h30, a Polícia Militar Ambiental capturou outra capivara em um lote vago na Rua Ana de Oliveira, em frente à Escola Estadual Cônego Getúlio. O animal deu trabalho para os policiais. Eles usaram uma rede e tiveram que esperá-lo cansar para conseguir tirá-lo do local. Ivander José Ribeiro, conhecido como Ronivon, funcionário da Superintendência Regional de Saúde, contou que viu o animal caminhando pela rua por volta das 9h30.

Segundo ele, a capivara entrou no lote vago por uma abertura da grade, podendo ter se machucado, e se escondendo nos fundos do imóvel. Ela, que segundo ele pode estar prenha, foi capturada pelos militares e levada para uma área ambiental. “Ela está muito grande. Acho que ela pode estar esperando filhotes e fugindo de alguma queimada”, disse.

As capivaras, que tem o costume de andar em grupos, podem ter chegado ao centro da cidade realmente fugindo de alguma queimada ou por ter tido as moradas destruídas. Segundo especialistas, o habitat natural das capivaras são os corpos de água permanentes, ou seja, margens de rios e lagos, áreas alagáveis e próximo a represas. A água serve como esconderijo e proteção contra os predadores naturais, além de ser utilizada para a reprodução. Esses animais possuem pequenas membranas entre os dedos, que ajudam no nado. Com isso, a espécie desenvolveu uma forte relação com a água.

As capivaras são animais herbívoros, alimentando-se de capim, grama, ervas e vegetação aquática. Elas podem medir até 1,20 m e pesar até 80kg, vivendo em média 15 anos. O período de gestação é de 5 meses e nascem, em média, 5 filhotes. O macho atinge a maturidade entre 15 e 24 meses de idade, enquanto que as fêmeas alcançam essa maturidade com idade entre 10 e 12 meses.