Os prefeitos da Amapar- Associação dos Prefeitos Municipais do Alto Paranaíba- receberam nesta quinta-feira (29) a visita do vice-governador, Paulo Brant. De forma praticamente unânime, eles cobraram mais apoio do Governo Estadual na área da saúde. Ele reconheceu a necessidade da melhoria na estrutura de saúde da região. O deputado Estadual Hely Tarquínio e a Deputada Federal, Greyce Elias, também participaram da reunião.
O vice-governador, Paulo Brant, iniciou sua fala destacando que há um problema de governança no país, havendo uma centralização muito grande no governo federal e nos grandes centros, o que acaba afetando os municípios e regiões. Ele defendeu que seja feita uma reestruturação do sistema nacional e elogiou a Amapar que uniu os prefeitos para resolveram as situações regionais.
Com relação à questão da saúde, o vice-governador destacou que a região do Alto Paranaíba é muito bem avaliada em vários setores, mas a estrutura da saúde é precária. “O SUS sofreu um stress muito grande com a pandemia, mas o sistema deve sofrer ainda mais sofrer nos próximos. O SUS é uma conquista civilizatória, mas a saúde vai demandar mais esforços. Precisa resolver os problemas estruturais. Menos BH e mais Minas Gerais”, destacou.
Em entrevista ele contou que a visita não teve fim político e que a intenção foi ouvir as demandas da região para solucionar os problemas. Mais uma vez ele reconheceu que o sistema de saúde na região é precário. Paulo Brant deixou escapar que é contra a reeleição, mas explicou que isso não significa que seja contra a reeleição do Governador Romeu Zema, com quem disse se dar muito bem.
O Prefeito Luís Eduardo Falcão destacou a importância da Santa Casa que deve começar a funcionar nos próximos dias. Ele ressaltou que os municípios da região vão contribuir para viabilizar o funcionamento da unidade hospitalar e pediu apoio do Governo Estadual que já informou que vai oferecer equipamentos para a instalação. O prefeito também anunciou a instalação da Agência da Caixa Econômica exclusiva para o agronegócio.
O gerente geral da agência da Caixa para o Agronegócio, Arthur Sandin, explicou que a agência já está funcionando provisoriamente no espaço da Caixa da Rua Olegário Maciel, mas o processo de seleção do novo imóvel já está em andamento. O Prefeito Falcão destacou que a agência vai contribuir com o trabalho dos produtores rurais de Patos de Minas.
Politicamente corret
29/07/2021 17:42Discurso de político é falar o óbvio do óbvio e o plenário considerar como se fosse novidade. Entretanto nada fazem ou resolvem. Amanhã é um novo dia e ontem foi ontem. A deputada é parlamentar por toda região, é óbvio, é deputada federal, é apenas sua obrigação. Os prefeitos apresentam demandas e se sentem esquecidos, é óbvio, tentam justificar para seus eleitores a inércia. É óbvio que a Agência da Caixa para agronegócio não foi uma conquista para nós, foi uma necessidade mercadológica para acompanhar o crescimento econômico da região, como exemplo, vemos a expansão da Sicoob Credipatos! Fui...
AJP
29/07/2021 16:19Se fazer reunião fosse sinal de competência essa AMAPAR está no topo da lista das entidades mais competentes do MUNDO.
Informei:
29/07/2021 15:51https://www.otempo.com.br/politica/helicoptero-do-estado-busca-vice-governador-em-spa-de-luxo-1.2171691