Lideranças entregaram a lista de demandas para Patos de Minas e região.

O vice-governador Antônio Andrade se reuniu com representantes de entidades de classe de Patos de Minas. A missão, coordenada pela Fiemg Regional Alto Paranaíba, teve o objetivo de reforçar as 11 demandas principais apontadas para o desenvolvimento de Patos de Minas e da região, dentro da Agenda Estratégica. “Enfatizamos que, ao realizar ações estabelecidas no projeto, o Governo de Minas irá beneficiar toda a região”, comentou o presidente da Fiemg Regional, João Batista Nunes Nogueira.

Integraram a comitiva, além do presidente da Regional, o presidente da Assenge, José Carlos Borges dos Reis; o membro do Conselho Estratégico da Indústria, Sérgio Vita e o integrante do Grupo APL Diamante Alto Paranaíba, Francisco de Assis Ribeiro.

As demandas defendidas foram:

1.     Implementar em Patos de Minas, um Centro de Excelência que permita a integração de todas as Universidades, Faculdades, Estações Experimentais, Laboratórios e Escolas Técnicas, nas áreas de vocação da região, em especial, do agronegócios;

2.     Implementar o Estudo em Tempo Integral em todas as Escolas Estaduais no Município, o que muito contribuirá com a Educação, a Cidadania e a Segurança, hoje e no futuro;

3.     Criar e implementar um Programa de Capacitação Profissional Mineiro no modelo do PRONATEC;

4.     Implementar a Rodovia MGC-352 Arapuá – Tiros;

5.     Formalizar demanda para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para realização das obras de ampliação do aeroporto de Patos de Minas, elevando sua categoria para a de Aeroporto Regional com terminal de passageiros e de cargas perecíveis (frutas e carnes);

6.     Implantar um Porto Seco com terminal rodoferroviário em Patrocínio – MG;

7.     Implantar uma Regional da SUPRAM em Patos de Minas para atender a todo o Alto Paranaíba;

8.     Regulamentar a exploração de Gás não Convencional no Estado, ação pioneira que muito contribuirá para colocar Minas mais uma vez, no topo das soluções energéticas para o País;

9.     Implementar a Rede de Urgência e Emergência da Saúde na Região Noroeste;

10.   Desburocratizar os processos de Licenças Ambientais, adequando-os aos padrões de exigências da União.

11.   Incluir nos Programas Estratégicos de Desenvolvimento Setorial, as cadeias produtivas do Café, Hortifrúti e Grãos, lembrando que estes setores já possuem excelência produtiva no campo, estão bem organizados em Cooperativas e Associações, já existindo produtos com Certificado de Origem, com Indicação Geográfica, Indicação de Procedência, Denominação de Origem (Café do Cerrado) ou Marca de Origem Territorial (Região de São Gotardo - Hortifrúti).

João Batista informou ainda que foi reforçada a importância do Projeto do Gás, denominado Novo Gás Oeste, que liga Queluzito a Uberaba. “Esse é um projeto estratégico para o Estado, com intuito de buscar a regulamentação do gás não convencional para o Noroeste, Alto Paranaíba e outras regiões do Estado”, disse. Ele ressaltou também, a importância do Governo de Minas apoiar a construção do gasoduto Queluzito e Uberaba, que em sua opinião irá mudar o perfil econômico de Minas Gerais.

Foi solicitado também, o apoio e fortalecimento do Escritório do DNPM em Patos de Minas, órgão fundamental para o desenvolvimento de setores potenciais na região.

Com relação aos projetos de saúde, reforçou o pedido de unificação da rede de urgência e emergência e o fortalecimento do serviço de alta complexidade nos Hospitais Regionais, com destaque para o HRAD e Hospital Hélio Angotti, para que não se perca recursos para outros estados e possa atender a população nos tratamentos específicos.

A comitiva visitou ainda, em Belo Horizonte, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Altamir Rôso e o presidente da Gasmig, Eduardo Andrade.

​Fonte: Ascom da Fiemg