Os vereadores da Comissão de Urbanismo, Trânsito e Meio Ambiente se reuniram com o diretor de trânsito, Antônio Freitas, na tarde dessa terça-feira (06) na Câmara Municipal. Os parlamentares querem saber como está o processo de municipalização do trânsito que se arrasta há anos. Eles também cobraram melhorias, principalmente, na sinalização.

O trânsito de Patos de Minas está cada dia mais tumultuado. A frota de veículos não para de aumentar e nenhuma ação efetiva tem sido realizada para melhorar o tráfego na cidade. O resultado disso é o aumento considerável em acidentes no trânsito que vem acontecendo a cada dia, inclusive com vítimas de ferimentos e mortes.

O vereador Tonhão da Copasa atribuiu parte desses acidentes à falta de sinalização em bairros novos, como no Residencial Barreiro e no chamado Loteamento do Heitor. Dezenas de famílias já estão morando nesses locais, mas a Prefeitura ainda não instalou a sinalização nas ruas. Há alguns meses, o Patos Hoje relatou a reclamação dos moradores.

O vereador também quis saber sobre a utilização da verba de quase R$ 1 milhão destinada para o trânsito de Patos de Minas. O diretor de trânsito, Antônio Freitas, explicou que esse dinheiro é referente às multas aplicadas aos infratores. Ele informou que o dinheiro já está sendo utilizado no dia-a-dia da pasta.

Com relação a municipalização do trânsito, Antônio Freitas, informou que o processo está na fase de implantação da JARI – Junta Administrativa de Recursos de Infração – e que depois disso, o processo poderá ser concluído. A municipalização do trânsito vai permitir que o município controle e administre o trânsito da cidade, instalando estacionamentos rotativos, faixas exclusivas e recebendo os recursos provenientes das infrações.

Com relação à sinalização dos novos bairros, Antônio Freitas informou que ainda não há previsão para que as placas sejam instaladas nos cruzamentos.

Autor: Maurício Rocha