Na tarde desta quinta-feira (19), durante a reunião ordinária, os vereadores aceitaram as denúncias feitas contra o Vereador Lázaro Borges pelos crimes de corrupção eleitoral e estelionato de vulnerável e decidiram criar uma comissão de inquérito para investigar e apurar a conduta do parlamentar. A denúncia foi feita por um líder comunitário da localidade de Lanhosos, Francisco Gonçalves de Andrade.

Foram 11 votos favoráveis a abertura do inquérito processante e 3 votos contrários. Após acolhida a denúncia, os vereadores Gladstone Gabriel, Daniel Gomes e Professora Beth foram sorteados para integrar a comissão processante. Eles agora têm cinco dias para notificar o vereador Lázaro Borges e prosseguir com os trabalhos. O Vereador José Eustáquio foi sorteado para integrar a comissão, mas rejeitou em razão de já estar como relator em duas comissões. Uma que investigava a Copasa e outra que investiga as denúncias de assédio contra o vereador Marquinho das Bananas.

Em conversa com nossa reportagem, Lázaro disse que é inocente das acusações e que irá provar nas instâncias competentes. Os vereadores deixaram claro que estão analisando nenhum crime do vereador, mas sim a sua conduta enquanto parlamentar. De acordo com a Professora Beth, membro da comissão que irá trabalhar na denúncia contra Lázaro Borges, situações assim deixam os parlamentares muito tristes e envergonhados. Segundo ela, "tantas denúncias chegando à casa legislativa é com certeza muito triste e desgastante, pois o vereador trabalha em prol do povo e situações assim não contribuem com o foco do trabalho dos vereadores".

De acordo com o Presidente da Câmara, Vereador Ezequiel Macedo, após ser notificado, o vereador Lázaro Borges deve emitir um parecer em sua defesa e, ao final de 90 dias os membros da comissão devem encerrar o relatório e apresentar ao plenário da câmara. O presidente ressaltou a importância da transparência nos processos e disse que tudo será feito com cautela e justiça. Lázaro Borges é acusado de corrupção eleitoral e de estelionato eleitoral. O líder comunitário da comunidade de Lanhosos acusa Lázaro de oferecer emprego a ele em troca de votos. Ele chegou a ser contratado para ao trabalho de motorista, mas foi dispensado dois meses depois.

Veja quem votou pelo recebimento da denúncia e quem votou pelo não recebimento:

Bartolomeu Ferreira- não
Daniel Gomes de Amorim- sim
Elizabeth Nascimento- sim
Gladston da Silva- sim
Itamar André- sim
João Batista Gonçalves- sim
José Carlos da Silva- Carlito- sim
José Eustáquio- sim
José Luiz Borges Júnior- sim
Marcos Antônio Rodrigues- Markim das Bananas- não
Mauri da JL- sim
Vicente de Paula Sousa- não
Vitor Porto- sim
Wiliam de Campos- sim