A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a conduta da Copasa em Patos de Minas, ouviu na tarde desta quarta-feira (01) um funcionário da companhia e uma moradora do bairro Jardim Quebec. O trabalhador defendeu a empresa e disse que o tratamento que é feito em Patos de Minas é similar ao de outros municípios. Já a moradora ressaltou o descaso da companhia com os moradores do local e disse que a situação do mau cheiro é insustentável.

Desde o início das oitivas, essa foi a primeira vez que um trabalhador da empresa foi convocado. Walterley Coelho Alves é funcionário da Copasa há 24 e disse que o preço que a população paga é justo pelo trabalho que é realizado pela companhia. Segundo Walterley, as pessoas reclamam do preço, mas não levam em consideração que possuem água tratada e de qualidade em casa e também a retirada integral do esgoto.

O funcionário ainda relatou aos vereadores que existem tubulações feitas de amianto em alguns bairros da cidade como Cristo Redentor e Santa Terezinha. Segundo especialistas, amianto pode causar sérios problemas para a população como câncer. Além disso, Walterley disse que desconhece a questão do esgoto pelo fato de trabalhar no setor de águas, mas afirmou que a cidade tem 90% do esgoto tratado.

A segunda oitiva foi da moradora do bairro jardim Quebec, Áquila Lorainy da Silva Jesus. Ela disse que mora no Quebec há cinco anos e que desde a criação do bairro, as famílias precisam conviver com o mau cheiro que é causado pela Estação de Tratamento de Esgoto da Copasa. Ela disse ainda que não foram todos que resistiram. “Algumas pessoas não aguentaram o mau cheiro e foram embora do bairro” disse a moradora.

Áquila ainda divergiu do funcionário da Copasa que disse que o valor cobrado pela companhia é justo. Segundo ela, não há tratamento adequado e que todos os moradores questionam o valor que chega no talão. Para o Vereador José Eustáquio, relator da CPI, o que a Copasa faz no bairro Kardim Quebec é de indignar. Segundo ele, as pessoas já não têm água de qualidade, já não tem um tratamento de esgoto adequado e ainda tem o seu direito de respirar com dignidade tirado pela Copasa.

De acordo com a Vereadora e Presidente da CPI, Professora Beth, os depoimentos de hoje foram satisfatórios e os trabalhos da comissão se aproximam do fim. Ela ressaltou a importância da colaboração dos depoentes para o sucesso do relatório final e disse que todos estão empenhados em fazer o melhor para a população. A próxima oitiva será nesta sexta-feira (03). O depoente ainda não foi divulgado.