Três dias depois de defender maus tratos a animais de rua em reunião na Câmara Municipal de João Pinheiro, o vereador Eli Correa (DEM) emitiu uma nota de desculpas na noite dessa quinta-feira (22).

Na nota, Eli afirma que tinha o interesse de “defender a população pinheirense das terríveis doenças causadas por cachorros doentes como a leishmaniose”. Ele ainda acrescenta que foi “tomado pela emoção” no seu discurso e que é “a favor de cães e de todos os tipos de animais”.

Em reunião na Câmara na segunda-feira (19), Eli havia se posicionado contra a aprovação de um projeto de lei que tornaria abril o mês de prevenção à crueldade contra os animais em João Pinheiro. Ao defender sua opinião, o vereador chegou a afirmar, entre outras frases, que “se passar por cima de um cachorro, nem olho para trás, penso que não tem dono.”

O vídeo da reunião repercutiu negativamente pelo Brasil. Famosos como Xuxa Meneghel, Luisa Mell e o ex-BBB Arcrebiano Araújo repudiaram a fala de Eli Correa. Além disso, o deputado federal Fred Costa (Patriota-MG) e o deputado estadual Delegado Bruno Lima (PSL-SP) direcionaram um ofício para a Câmara Municipal de João Pinheiro solicitando a abertura de um processo interno para a cassação do mandato do parlamentar.

Confira a nota de Eli Correa na íntegra:

“Eu, vereador Eli Corrêa de Freitas, através desta nota venho pedir desculpas a população pinheirense aos vereadores da câmara municipal de João Pinheiro, e a todos que se sentiram ofendidos por minha fala na última reunião da câmara municipal de João
Pinheiro dia 19/04/2021.

Explico-me a todos que o contexto da minha fala foi em interesse de defender a população pinheirense das terríveis doenças causadas por cachorros doentes como a leishmaniose.

Todos que me conhecem sabem da minha índole e coração, infelizmente fui tomado por emoção no meu pronunciamento sendo infeliz em algumas partes do meu discurso.

Quero deixar bem claro que sou a favor de cães e todo tipo de animais, sendo eles bem alimentados e devidamente cuidados, para não trazer risco à população.

Reintegro minha retratação e pedido de desculpas à população pinheirense, aos vereadores da câmara municipal, e a todos que se sentiram ofendidos.”