Palestra do 2º Curso de Licenciamento Ambiental que aconteceu em 2012.
O 3º Curso de Licenciamento Ambiental Básico Prático é organizado e idealizado pela empresa Verde Água Consultoria Ambiental, esta, que vem se tornando referência em Consultoria ambiental, projetos ambientais e licenciamentos ambientais de empreedimentos rurais, industriários, minerários e urbanos. Este evento vem se tornando agenda e tradição ao ser ministrado em Patos de Minas ao longo dos anos e fazendo parte do calendário de estudantes, produtores rurais, profissionais, e interessados em atuar no ramo ambiental.

O curso será organizado e ministrado por Daniel de Sousa Silva, Diretor e Responsável Técnico da Verde Água Consultoria Ambiental Ltda, e terá como um dos ministrantes o Jânio César Rosa, que é formando em Engenharia Ambiental e Coordenador de Projetos Ambientais da Verde Água. O curso de Licenciamento Ambiental será do dia 20 de abril de 2013 até o dia 18 de maio de 2013, somente aos sábados, no horário das 13hs até às 18 hs.

A grande novidade é que as aulas teóricas deste curso serão ministradas no auditório do CDL de Patos de Minas - MG e os dois últimos sábados serão realizadas aulas práticas para reforçar o que foi visto em sala de aula, aperfeiçoando as "técnicas de avaliação de impacto Ambiental". As aulas práticas acontecerão no Viveiro Nativo (Fazenda Sacramento - Santana de Patos) e Fazenda São José - Varjão de Minas.

Outra novidade do curso deste ano é que o foco do evento é sobre "A importância da ferramenta do Licenciamento Ambiental" onde os participantes irão ter noções básicas - práticas sobre Outorga de Água, Cadastros de Uso Insignificantes, Formulário de Cadastro de Empreendimentos- FCE, Formulário de Orientação Básico Integrado- FOBI, Avaliação de Impacto Ambiental- AIA, Diagnóstico Ambiental e Órgãos Ambientais Competentes e muitos outros assuntos (veja a programação). As inscrições para o curso serão feitas na sede da empresa Verde Água Consultoria Ambiental, situada na Rua Zina Rocha 385, apt 101- Caramuru. Para mais informações os interessados podem fazer contato pelos telefones (34) 3814 9955 e (34) 9976 1451.

De acordo com o Organizador e coordenador do curso, o Professor Daniel Silva, o curso é uma oportunidade especial tanto para profissionais e estudantes de Engenharia Ambiental, Agronomia, Engenharia Química, Engenharia de Produção e Ciências Biológicas, Direito, Cursos técnicos, quanto para os produtores rurais que muitas vezes são notificados por não conhecerem os corretos procedimentos ambientais que devem ser tomados.

O “1º e 2º Curso de Licenciamento Ambiental Básico Prático, foram um sucesso, turmas lotadas com alunos de diferentes cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e até alguns participantes de outros estados”. Agora, segundo o professor Daniel, a meta é trabalhar cada vez mais em busca dos "melhores resultados" para deixar nossos participantes antenados diante do mercado ambiental. “Estamos trabalhando desde o início do ano neste projeto, afim de levar aos participantes as melhores ideias, técnicas e estratégias profissionais, e conhecimento prático de Licenciamento Ambiental”, afirmou o professor.

O Curso terá uma carga horária de 30 horas, e será realizado somente aos sábados das 13 h às 18 h. Uma programação realmente bem qualificada e direcionada para todos que desejam trabalhar na área ambiental, o curso terá o certificado emitido IBE. Instituto Brasileiro de Educação Virtual.

Investimentos

R$ 350,00 às 40 primeiras inscrições (ESTUDANTES)

R$ 700,00 às 20 primeiras inscrições (PROFISSIONAIS E OUTROS)


Fonte: Assessoria Comunicação da Empresa Verde Água