Natal e Ano Novo são datas importantes do calendário. Para comemorar, pessoas se reúnem com a família, amigos, colegas de trabalho e, quase sempre, esses encontros são carregados de bebidas alcóolicas, afinal, nada melhor do que um brinde para renovar as forças para o próximo ano. Contudo, o consumo de álcool pode terminar mal, caso a pessoa extrapole o limite, e o resultado é a terrível ressaca.

Apesar de não existir mágica que evite o mal-estar após a bebedeira, algumas dicas podem ser importantes para amenizar os sintomas e ajudar o organismo a se recuperar do álcool, que, segundo especialistas, é considerado uma toxina para o corpo. Antes de mais nada, é fundamental entender como a ressaca acontece.

O que é a ressaca?

Como dito acima, o álcool age no corpo como uma toxina, contaminando seu funcionamento. Por ser diurético, ele estimula a produção de urina e, consequentemente, nos desidrata. Além disso, irrita o revestimento do estômago, provocando enjoos, e expande os vasos sanguíneos, situação responsável pela forte dor de cabeça. O álcool também força uma reação inflamatória no sistema imunológico e causa queda de açúcar no sangue, fazendo o corpo ficar trêmulo e debilitado.

Como prevenir a ressaca?

As duas dicas mais importantes para quem gosta de beber e quer evitar a ressaca é comer e ingerir bebidas não-alcóolicas simultaneamente. Beber cerveja, drinks, vinho ou espumantes de barriga vazia é prato cheio para a ressaca. Por isso, recomenda-se sempre a ingestão de muita água, para evitar a desidratação, e alimentação com carboidratos e proteínas, que desaceleram o impacto do álcool no sangue, ou seja: ao invés de só pedir seu chope preferido, peça também uma garrafa de água e algum petisco ou refeição.

Não existe uma fórmula secreta que determine o limite de álcool que possa ser ingerido, isso porque cada pessoa suporta determinada quantidade e pode ficar mais ou menos bêbado a depender de outros fatores, como o peso corporal, a frequência com que se bebe e se existe alguma intolerância ao álcool. Por isso, é muito importante entender como o corpo reage ao consumo de bebidas alcóolicas e buscar respeitar o próprio limite para não ter ressaca ou problemas no fígado, por exemplo.

Como aliviar os sintomas?

Nas farmácias, é possível encontrar uma infinidade de remédios e ácidos que ajudam a aliviar os sintomas da ressaca, entre eles o ibuprofeno. Além disso, manter a ingestão de água e se alimentar bem ajudam a acelerar o fim do mal-estar, assim como descansar ao máximo e evitar repetir novas bebedeiras nos dias seguintes.

De forma resumida, é importante não abandonar a alimentação e a ingestão de água enquanto se comemora a virada do ano ou as festas típicas do feriadão. A melhor alternativa para evitar a ressaca continua sendo não beber, mas, para quem não quer ser tão radical, é possível conciliar tudo com moderação e aproveitar as celebrações.