A Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas recebeu neste final de semana, as primeiras doses de vacinas pediátricas par imunizar crianças contra a Covid-19. O órgão já começou a distribuir as vacinas para as prefeituras, que deverão estabelecer calendário para iniciar a imunização.

Nesta etapa, serão vacinadas as crianças de cinco a 11 anos. Os maiores de 12 anos já estão imunizados. Em Patos de Minas, o balanço da vacinação mostra que 100% da população acima de 12 anos já recebeu pelo menos a primeira dose e 99,35% já está completamente imunizado. Com relação a 3ª dose, 32,70% do público alvo já recebeu o reforço.

Já de posse das doses, a Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas deverá publicar um novo calendário para a vacinação das crianças de cinco a 12 anos. O calendário também deverá trazer regras específicas para a imunização desse público. O Ministério da Saúde chegou a fazer uma consulta para exigir receita médica, mas esta intenção foi rejeitada.

Nesta primeira remessa, o número doses é bem pequeno e a prioridade deverá ser para as crianças que têm algum tipo de comorbidade. Assim como em outras remessas, na sequência, a vacinação será por idade, dos mais velhos para os mais novos. A Prefeitura informou que o calendário de vacinação para as crianças será divulgado em breve.