Termina nesta terça-feira (28), o prazo para quem ainda não tomou a vacina contra a Meningite C, em Patos de Minas. As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde da cidade até às 16h. Esta etapa da vacinação é destinada principalmente para pessoas com idade entre 16 e 30 anos.

A Meningite C, também conhecida como meningite meningocócica do tipo C, é um tipo de meningite bacteriana que pode ser fatal caso não seja tratada corretamente, principalmente em crianças menores de cinco anos, mas os adultos também podem ser acometidos pela doença. Por isso, a ampliação do público alvo da campanha.

Podem ser vacinados todos os profissionais da rede de ensino (como professores, especialistas e funcionários das instituições públicas e privadas, além dos grupos prioritários:

- Jovens e adultos de 16 a 30 anos.

- Trabalhadores da saúde que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde (hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, farmácias e outros locais).

- Estudantes universitários (sem limite de idade).

Os sintomas iniciais da meningite C são bastante semelhantes aos da gripe e, por isso, o diagnóstico pode ser mais difícil, atrasando o início do tratamento e aumentando a probabilidade de desenvolver sequelas, como surdez, amputação e lesões cerebrais. A vacina é a forma mais eficaz de prevenir a doença.