A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) prorrogou a vacinação temporária contra a meningite C. A imunização que abrange principalmente as pessoas de 16 anos a 30 anos de idade tinha previsão para terminar ontem, mas o Governo do Estado decidiu prorrogar o prazo até o dia 30 de abril.

O Calendário Nacional de Vacinação de rotina disponibiliza a vacina contra a Meningite para crianças de 3 (três) e 5 (cinco) meses de idade e 1 dose de reforço aos 12 meses de idade. A Campanha temporária realizada agora amplia a distribuição das doses para os seguintes públicos:

- pessoas de 16 a 30 anos;

-trabalhadores de saúde;

-trabalhadores da educação;

-e os estudantes universitários (escolas técnicas, faculdades, institutos e universidades públicas ou privadas). Ressalta-se a necessidade de avaliação do cartão de vacina.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações da SES-MG, Josianne Gusmão, reforça a importância da vacinação para evitar casos graves e óbitos em decorrência da doença.

“A meningite é uma doença que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. A vacinação é a principal forma de prevenção da doença meningocócica. As vacinas são seguras e eficazes e estão disponibilizadas nas Unidades de Saúde. Procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência e leve o cartão de vacinação”, explica Josianne.