A Secretária de Estado da Saúde de Minas Gerais informou nesta quarta-feira (20) que vai antecipar a vacinação contra a influenza (gripe) em todo o Estado.  A campanha terá início já na próxima segunda-feira (25) e irá até o dia 31 de maio. O dia D de mobilização nacional está previsto para 13 de abril.

O estado de Minas recebeu 844 mil doses da vacina contra a influenza, que já foram distribuídas às regionais de saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, mais doses serão disponibilizadas em remessas ao longo do período de vacinação. A estimativa é de 8,7 milhões de pessoas incluídas nos grupos prioritários para a vacinação no estado.

A imunização tem como objetivo a redução das complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus. A vacina é segura e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de todo o estado.

Quem poderá tomar a vacina contra a gripe

- Crianças (6 meses a menores de 6 anos);

- Gestantes e puérperas;

- Trabalhadores de saúde;

- Povos indígenas;

- Quilombolas;

- Professores;

- Pessoas com comorbidades;

- Pessoas com deficiência permanente, a partir de 12 anos;

- Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

- Trabalhadores portuários;

- Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas;

- Pessoas em situação de rua;

- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;

- Adolescentes menores de 18 anos sob medidas socioeducativas.

“A vacina influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. A detecção de anticorpos protetores se dá entre duas e três semanas depois da vacinação e apresenta, geralmente, duração de seis a 12 meses. O pico máximo de anticorpos ocorre após quatro a seis semanas e a proteção conferida pela vacinação é de aproximadamente um ano, por isso ela deve ser realizada anualmente”, explica a secretária de saúde de Minas Gerais Josiane Gusmão.

A meta é imunizar 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação contra influenza.