A partir desta segunda-feira (05), as vacinas contra a gripe estão liberadas para toda a população patense. A Prefeitura de Patos de Minas decidiu ampliar o público, seguindo autorização do Ministério da Saúde. Para receber a imunização basta comparecer a uma Unidade Saúde da Família.

Originalmente, a vacinação contra a gripe era destinada basicamente à pessoas com mais de 60 anos e menores de seis anos, gestantes, pessoas com comorbidades, professores, profissionais de saúde, das forças de segurança e motoristas. Foram disponibilizadas 80 milhões de doses, mas pouco mais de 40% do público alvo procurou a vacina.

Com tantas doses disponíveis, o próprio Ministério da Saúde decidiu liberar a vacinação contra a gripe para a população em geral. Em Patos de Minas, para receber a imunização contra a gripe, basta comparecer a Unidade de Saúde da Família de sua referência. É preciso levar documento com foto e cartão de vacina (se tiver).

As autoridades de saúde lembram que é necessário dar um intervalo mínimo de 14 dias entre a dose da vacina da Covid-19 e a da gripe. “A prefeitura pede que, durante a espera pelo imunizante, as pessoas não se aglomerem nas filas”.