No momento da votação o eleitor não poderá estar portando eletrônicos.
A Justiça Eleitoral vai redobrar a fiscalização no dia da eleição para evitar o uso de equipamentos eletrônicos durante a votação em Patos de Minas. Os eleitores não poderão levar máquinas fotográficas, tabletes ou smartphones para a seção de votação. A medida é mais uma tentativa de evitar a compra de votos.

Isso significa que os eleitores terão que deixar de lado a febre das selfies, pelo menos no momento da votação. De acordo com o juiz eleitoral, Melchiades Fortes da Silva Filho, os equipamentos eletrônicos terão que ser deixados em uma mesa que será disponibilizada em cada seção de votação.

O voto é secreto e a Justiça Eleitoral teme que o registro de imagens feito por esses equipamentos sirva para comprovar a compra de votos. O eleitor que desrespeitar a determinação poderá ser punido.

Patos de Minas possui 105.372 eleitores aptos a votarem nas eleições de 5 de outubro. A Justiça Eleitoral disponibilizou 367 seções de votação para receber os votos dos eleitores. As seções eleitorais serão abertas às 8h da manhã e o encerramento da votação está previsto para as 17h.

Uma mega estrutura está sendo preparada para a realização das eleições na cidade. Cerca de 2 mil pessoas estarão envolvidas no trabalho de recepção dos votos, incluindo aproximadamente 1.500 mesários voluntários. Todos os procedimentos necessários estão sendo adotados para garantir o sucesso da eleição.

Autor: Maurício Rocha