Somente nos três primeiros meses de 2022, as autoridades de trânsito de Patos de Minas emitiram mais de 450 multas para motoristas que utilizavam o telefone celular enquanto conduziam seus veículos. Esta é a principal infração registrada no trânsito da cidade e têm sido motivo de preocupação pelos transtornos e pelos riscos que causam.

Os índices elevados de infrações pelo manuseio do celular entre os motoristas se repetem em todo o estado. Segundo dados da Polícia Civil, somente em 2021, foram lavradas 155.772 multas por este tipo de infração em Minas Gerais. Isso significa que, em média, 17 motoristas foram multados por hora no Estado por manusearem o telefone enquanto dirigiam seus veículos.

Os motoristas que tem o hábito de utilizar o celular estão sujeitos a três tipos de infrações: manusear o aparelho enquanto dirige (digitar mensagens), segurar o telefone com uma das mãos e falar ao celular. Todas elas são consideradas infrações gravíssimas de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH.

Mas mais do que o prejuízo no bolso, a principal preocupação das autoridades são os transtornos que o hábito de dirigir utilizando o celular causam no trânsito. “Essa conduta tem sido vilã no trânsito, pois, além de distrair o motorista e assim aumentar o risco de acidente, traz lentidão ao tráfego, uma vez que no semáforo o condutor perde tempo de sinal verde porque está focado no celular. Isso tem sido muito comum”, destacou a Secretaria Municipal de Trânsito de Patos de Minas.

Diante de números tão expressivos, as autoridades de trânsito querem aproveitar o “Maio Amarelo” para chamar a atenção e conscientizar os motoristas dos riscos que o uso do celular ao volante causam. “Sua vida vale mais que uma mensagem. Não responda”, diz a mensagem publicada pela assessoria de comunicação da Prefeitura nesta manhã.