Este ano, a equipe celeste tem nova chance de subir para a série C do Brasileirão.

A Confederação Brasileira de Futebol – CBF – divulgou nesta sexta-feira (10) detalhes do Campeonato Brasileiro da série D. A CBF promete que este será o campeonato mais disputado desde a sua criação em 2009. Pela primeira vez, a tabela da competição é divulgada com todos os seus participantes já definidos. Ao todo, são 68 clubes na disputa, com representantes dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal. A Primeira Fase do campeonato começa no dia 21 de maio.

Até 2016, os classificados eram conhecidos após a conclusão dos campeonatos estaduais disputados na mesma temporada. A partir de agora, os clubes envolvidos com a disputa da Série D passam a contar com calendário de competições para os dois semestres, como já acontece com participantes das séries A, B e C. São nove meses em que as equipes estarão envolvidas em pelo menos dois campeonatos, de acordo com o Calendário do Futebol Brasileiro: Campeonato Estadual, entre os meses de janeiro e maio e o Campeonato Brasileiro Série D, de maio a setembro.

A Série D foi ampliada com a inclusão de mais 28 clubes no ano passado, passando de 40 para 68 participantes.  A CBF apoia todos os clubes, arcando com os custos de taxa de arbitragem, passagem aérea, alimentação e hospedagem das delegações.

– A entidade realiza grande investimento na melhoria de estrutura para os clubes que disputam a quarta divisão do futebol nacional, bem como se empenha para evolução nas questões técnicas da competição. O objetivo da CBF é fomentar o esporte em todo país, contribuindo principalmente com os clubes que possuem menor visibilidade e capacidade financeira, pois os mesmos são potenciais formadores de futuros craques para o futebol brasileiro – afirmou André Pitta, diretor de Desenvolvimento e Projetos da CBF.

Modelo de disputa

O sistema de disputa da Série D consiste em 17 grupos de quatro clubes cada. Avançam para a Segunda Fase os primeiros de cada grupo e os 15 melhores segundos colocados, em soma de 32 clubes. A partir desta etapa, a competição é disputada em sistema de mata-mata, com mais cinco fases até a definição do título.

A URT está no grupo A12 e terá como adversários, a Portuguesa do Rio de Janeiro, o Itumbiara de Goiás e o Audax de São Paulo. No ano passado, sob o comando do técnico Magela Rodrigues, a equipe celeste perdeu a classificação para o Volta Redonda. Este ano, a equipe celeste tem nova chance de subir para a série C do Brasileirão.

A estreia da URT no Campeonato será no dia 21 de maio, jogando fora de casa, contra a Portuguesa do Rio de Janeiro. No dia 28 de maio, o Trovão Azul recebe o Itumbiara de Goiás no Estádio Zama Maciel. No dia 04 de junho, a URT vai a São Paulo enfrentar o Audax. No dia 11 de junho, a equipe celeste recebe o Audax no Estádio Zama Maciel. No dia 18 de junho, a URT enfrenta o Itumbiara fora de casa e encerra a primeira fase jogando contra a Portuguesa no Estádio Zama Maciel.

Autor: Maurício Rocha