URT e Pouso Alegre disputaram a decisão do Troféu Inconfidência nesta noite em Patos de Minas. Por ter ficado em melhor colocação na tabela do Campeonato Mineiro, o Trovão Azul jogou em casa, no Estádio Zama Maciel. A decisão, em partida única, foi para os pênaltis e o time visitante levou a melhor.

A partida foi bastante truncada e com poucas chances para os dois lados. Mesmo jogando em casa, a URT não conseguiu impor o seu jogo e viu o Pouso Alegre dominar a posse de bola, mas também sem incomodar o goleiro Renan Rinaldi.

A partida terminou empatada em zero a zero e a decisão foi para os pênaltis.  O Pouso Alegre conseguiu converter todas as quatro cobranças que fez enquanto a URT perdeu duas vezes. João Paulo e Romário perderam suas cobranças. Com 4 a 2 no placar das penalidades, o Pouso Alegre ficou com o título de Campeão do Troféu Inconfidência 2021, frustrando a torcida celeste.

Mesmo com a derrota, em  entrevista após a partida, o técnico Wellington Fajardo ressaltou que a equipe patense fez uma campanha brilhante pelo mineiro. "Infelizmente nós não conseguimos atingir nosso objetivo que era ser campeão, mas conseguimos elevar a URT a outro patamar" disse ele. Fajardo também disse que agora é preciso levantar a cabeça pois em 2022 a URT irá disputar o Brasileirão série D.