Edna Purviance em cena do filme “Casamento ou luxo” (1923)

O Centro Universitário de Patos de Minas termina neste sábado (01) o seu “Festival Charles Chaplin”, que desde setembro tem exibido filmes do cineasta e promovido um fórum de discussões sobre a sua obra. Depois de exibir clássicos do cinema mudo, como “Tempos modernos”, “Luzes da cidade” e “O garoto”, a mostra termina com o filme “Casamento ou luxo”, um dos raros, senão o único longa-metragem dirigido por Chaplin, sem que ele tenha tido participação como ator. “É uma forma de evitar o Carlitos da pantomima, da comédia, pelo menos no desfecho de nosso festival, que tem revelado a face mais farsesca do artista”, comenta o organizador do Festival, Prof. Luís André Nepomuceno.

“Casamento ou luxo”, de fato, revela um Chaplin inteiramente diferente, que experimenta com o drama: trata-se da história de Marie, uma moça francesa do campo que pretende se casar com seu namorado Jean. Juntos, eles decidem fugir para Paris, mas após um desencontro, Marie pensa ter sido abandonada pelo noivo e viaja sozinha. Anos mais tarde, já casada com um homem da alta sociedade parisiense, ela reencontra seu antigo amado, Jean.
“O Festival Charles Chaplin” é um projeto de cinema mantido pelo curso de Letras, em parceria com os cursos de História e Pedagogia, do UNIPAM, sob a coordenação do Prof. Luís André Nepomuceno. “Casamento ou luxo” será exibido neste sábado, às 13h30min no Salão de Júri do Bloco C, e contará com um debate coordenado pelo Prof. Roberto Carlos dos Santos, professor de História do UNIPAM.

Ao final da atividade, serão sorteados DVDs de Chaplin: um box contendo três unidades com filmes da fase inicial do artista; e o longa-metragem “Chaplin, o filme” (1992), de Richard Attenborough.

Para participar do evento, o aluno do UNIPAM deve fazer sua inscrição gratuita pelo portal www.unieventos.unipam.edu.br. Para outras pessoas da comunidade, não é necessário fazer inscrição, basta comparecer ao evento. Os certificados contendo 3 horas de extensão serão entregues brevemente, em conformidade com a lista de presença. Mais informações podem ser obtidas pela coordenação do curso de Letras, no telefone 3823-0340.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Unipam