A solenidade de assinatura do convênio aconteceu na noite dessa terça-feira (14).
Um convênio de cooperação técnica vai permitir que pesquisadores e estudantes do Unipam desenvolvam pesquisas voltadas para agricultura regional. A solenidade de assinatura do convênio aconteceu na noite dessa terça-feira (14) com a participação de representantes do Fundação Educacional de Patos de Minas, Unipam, Prefeitura, Governo de Minas e lideranças do município.

O convênio prevê a cooperação técnica, material, financeira e pedagógica. O objetivo é a realização de atividades de prospecção de demandas no Município que possibilitem a execução de pesquisas agropecuárias para o desenvolvimento de tecnologias adaptadas à região, bem como a sua transferência aos produtores rurais e aos professores e alunos do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM e da Escola Estadual Agrotécnica “Afonso Queiroz”.

As atividades terão como pólo o município de Patos de Minas e buscarão a capacitação de professores e alunos do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM e da Escola Estadual Agrotécnica Afonso Queiroz, além da formação e treinamento de pessoal, organização de cursos, encontros culturais, científicos e outras modalidades de cooperação científico-cultural no setor agropecuário. As bases físicas da presente Cooperação serão a Fazenda Experimental de Sertãozinho – FEST, da EPAMIG e a Fazenda Canavial, ambas localizadas no município.

Fazenda Experimental de Sertãozinho - FEST

A Fazenda Experimental de Sertãozinho, com área de 669 ha, localizada em Patos de Minas, é de propriedade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA e cedida em comodato para a EPAMIG. Ela tem por objetivos básicos a condução de pesquisas agropecuárias e a difusão e transferência de tecnologia aos produtores rurais.

As atividades a serem executadas na FEST/EPAMIG, que objetivam também atingir a todos os municípios que compõem a região polarizada por Patos de Minas, serão realizadas de acordo com as demandas apresentadas de um Conselho Gestor, que será composto pelo Presidente da EPAMIG, ou por um representante por ele designado, que o convocará e presidirá; pela Prefeita Municipal de Patos de Minas, ou por um representante por ela designado; pelo Presidente da FEPAM, ou por um representante por ele designado; pelo Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, ou por um representante por ele designado; pelo Diretor da Superintendência da Regional de Patos de Minas da SEE, ou por um representante por ele designado; pelo Supervisor Regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural no Estado de Minas Gerais – EMATER, ou por um representante por ele designado; pelo Presidente da Associação dos municípios do Alto Paranaíba, ou por um representante por ele designado; por um representante da SEAPA.

O Conselho Gestor reunir-se-á, ordinariamente, uma vez por ano e, extraordinariamente, por iniciativa de seu Presidente, ou da maioria absoluta de seus membros, deliberando por maioria simples.

Fazenda Canavial

Outro local previsto no convênio é a Fazenda Canavial. Com área de 100 ha, está localizada em Patos de Minas, e é originada de um consórcio de parceiros composto pelo município, com 25 ha, dos quais 16 ha cedidos à FEPAM conforme contrato de comodato, e 75 ha pertencentes à EPAMIG, área que está sendo atualmente administrada pela FEPAM.

A Fazenda tem por objetivo básico a formação de Técnicos em Agropecuária por meio da Escola Estadual Agrotécnica “Afonso Queiroz”, a condução de pesquisas agropecuárias e o desenvolvimento de aulas práticas aos Professores-pesquisadores e alunos do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM, além da difusão e transferência de tecnologia aos produtores rurais, exercida pelo UNIPAM e pela EMATER.

Autor: Farley Rocha

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal