A visita dos embaixadores foi oficializada na tarde dessa quinta-feira (05).

A educação de qualidade e voltada para a transformação humana que é oferecida pelo Centro Universitário de Patos de Minas – Unipam – vai cruzar as fronteiras brasileiras. A instituição vai levar conhecimento para países do continente africano. No dia 19 de setembro, uma comitiva diplomática estará em Patos de Minas para assinar o protocolo de intenções. A visita dos embaixadores foi oficializada na tarde dessa quinta-feira (05).

O grupo, composto por mais de dez embaixadores, participa do “AFrika Week” promovido pelo Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam). A visita foi viabilizada por uma parceria entre o Unipam e o Instituto Daniel Franco (IDF). O IDF é uma instituição sem fins lucrativos, vinculado às Organizações Mario Franco, com 90 anos de experiência no agronegócio, braço operacional do Centro Internacional de Capacitação Mário Franco.

Na tarde desta quinta-feira (5), o reitor da Unipam, Milton Roberto de Castro Teixeira, acompanhado do pró-reitor de Ensino Pesquisa e Extensão, Henrique Carivaldo Miranda e pelos professores Fabrício e Alan, participaram de reunião com os diretores do IDF, Daniel Franco (Presidente), Diego de Freitas Ribeiro (Secretário Executivo), Giovanna Meireles (Diretora Educacional) e Kaká Carneiro (Relações Institucionais). Na pauta, o cronograma da visita institucional que deve culminar na assinatura de protocolo de intenções para a internacionalização do ensino da Unipam.

Este protocolo vai permitir levar conhecimento voltado para o agronegócio e protocolos sanitários para os países da África. Todos os detalhes da visita foram repassados pelo grupo, para que tudo ocorra com tranquilidade e sem intercorrências, seguindo os criteriosos protocolos diplomáticos.

O reitor da Unipam está entusiasmado com a parceria com o IDF. Para ele, o IDF possui os mesmos propósitos do Unipam ao apresentar um projeto voltado para a educação que visa o intercambio entre o Brasil e a África. “Estamos muito confiantes nesta parceria”, diz o reitor da Unipam - instituição com mais de 52 anos de atuação, com mais de 9 mil alunos e 32 cursos presenciais e outros 29 cursos semipresenciais e à distância.

O presidente do IDF, Daniel Franco, diz que a visita diplomática é apenas o início de um importante trabalho visando uma proposta educacional para elevar, ainda mais, o nome da Unipam. Para ele, somente através da educação é possível transformar pessoas. “Esta é a nossa missão”, diz.

A programação da visita diplomática está praticamente fechada e deve contar com visitas a laboratórios, explanação de palestras e ainda com a assinatura do protocolo de intenções para a internacionalização do ensino com o Unipam. A apresentação da Orquestra Filarmônica da USP fecha todo o cronograma.

A presença dos embaixadores no campus está sendo cuidadosamente discutida e planejada e deve contar com forte esquema de segurança. Estão confirmadas comitivas do Senegal, Moçambique, Malawi, Nigéria, Botswana, entre outros. A expectativa é de que o Projeto de Internacionalização do Ensino tenha início já no primeiro semestre de 2020.