O Centro Universitário de Patos de Minas inaugurou, na noite dessa segunda-feira (27), a Praça da Nações. O espaço marca mais uma etapa no processo de internacionalização do ensino da instituição. A solenidade contou com a presença de alunos do Panamá e de República Dominicana e dos embaixadores dos dois países.

Em parceria com o Instituto Daniel Franco, o Unipam e a Fepam vêm trabalhando o processo de internacionalização do ensino há alguns anos. Adiada pela pandemia da Covid-19, a chegada dos alunos dos países parceiros só começou a acontecer este ano. São mais de 80 panamenhos e três dominicanos estudando na instituição.

Os alunos já estão completamente adaptados, segundo o embaixador panamenho, Miguel Lecaro Bárcenas, mas a inauguração da Praça das Nações é uma forma de melhor ainda mais este acolhimento. Bandeiras foram hasteadas, a banda da Polícia Militar executou os hinos nacionais e uma exposição foi aberta para apresentar aos colegas as tradições de seus países. A solenidade teve ainda o plantio de uma muda de árvore e muitas homenagens.


Durante a inauguração, Daniel Franco, presidente do IDF, anunciou a chegada de novos estudantes estrangeiros a partir do ano que vem para estudarem no Unipam. Serão mais 8 alunos do Equador e 5 da Nicarágua. Assim que eles chegarem, as bandeiras de seus países também serão hasteadas na Praça das Nações. “Nos começamos com as bandeiras de dois países, mas a expectativa para o ano que vem é ter as bandeiras de vários países aqui”, disse Daniel.


Os estudantes estrangeiros vêm estudar no Centro Universitário de Patos de Minas com bolsas de estudos oferecidas pelos governos de seus países. O reitor do Unipam, Henrique Miranda, destacou o benefício desse processo de internacionalização para todos os envolvidos. “Ganhamos todos. Ganha principalmente Patos de Minas. Nós estamos divulgando não só o nome do Unipam e do Instituto Daniel Franco, mas também da cidade”, concluiu.