Professores, alunos da Universidade Federal de Uberlândia e alunos de escolas públicas participaram de uma manhã para lá de especial e deliciosa nesta sexta-feira (24). Um evento para enaltecer os produtos do Cerrado Mineiro foi realizado pela UFU dentro do programa de extensão da Universidade. Quem foi até ao local ainda pôde levar para casa mudas de árvores e muito conhecimento.

De acordo com as professoras Joyce Guerra e Terezinha Teixeira, o evento já vem sendo planejado há algum tempo. Elas relataram que um dos objetivos é mostrar que o Cerrado Mineiro é extremamente rico quando se trata de nutrientes. Joyce explica que os alunos foram convidados a conhecer alguns pratos feitos de espécies nativas do cerrado como por exemplo, sorvete de Araticum, pão integral de Baru, galinhada com pequi e muitas outras coisas.


A professora Terezinha disse que essa é a segunda edição do evento e a cada ano ele surpreende mais. Segundo ela, a motivação dos alunos, a disposição e a forma como abraçaram o evento foi primordial para o sucesso. Todos os alimentos foram colhidos, tratados e preparados pelas duas professoras. Segundo elas, foi um trabalho longo, cuidadoso e muito prazeroso.

Além dos alimentos feitos com espécies nativas do Cerrado, os presentes puderam conhecer mais sobre a cultura e levar para casa uma mudinha de árvore. Cerca de 150 pessoas participaram do evento Saberes, Sabores do Cerrado.