Nesta sexta-feira (24), o Prefeito Municipal e o Secretário de Saúde fizeram uma visita ao laboratório.

O Laboratório da Universidade Federal de Uberlândia-UFU- em Patos de Minas está promovendo os últimos preparativos para início da realização dos exames de coronavírus na cidade. Os insumos e equipamentos já foram adquiridos. Nesta sexta-feira (24), o Prefeito Municipal e o Secretário de Saúde fizeram uma visita ao laboratório.

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que possui um campus em Patos de Minas desde o ano de 2010, através de seus servidores, reuniu uma equipe qualificada que auxiliará diretamente no enfrentamento da pandemia realizando testes de diagnóstico molecular em casos suspeitos de infecção. O projeto será executado com o apoio da Prefeitura Municipal de Patos de Minas e da Secretaria de Educação Superior (SESU/MEC), que já destinaram financiamento para a compra de equipamentos e insumos imprescindíveis à execução do diagnóstico da Covid-19.

A UFU então, criou o Laboratório de Diagnóstico e Análises Moleculares (LDAM), com Nível de Biossegurança 2 (NB-2), com o objetivo principal de realizar os testes moleculares para diagnósticos em geral. No entanto, num primeiro momento, devido à pandemia por SARS-CoV-2, o laboratório atuará na execução dos testes de qPCR para este vírus. Futuramente, com o intuito de aumentar a assistência ao município de Patos de Minas poderão ser incluídos testes para diagnóstico de dengue, Zica e Chikungunya.

No momento, desempenharão funções no LDAM sete docentes, uma bióloga e um químico, todos servidores da Universidade Federal de Uberlândia campus Patos de Minas. A coordenação do LDAM é feita pelo virologista professor Dr. Guilherme Ramos Oliveira e Freitas e os laudos assinados pela bióloga e responsável técnica Dra. Luciana de Oliveira Almeida.

No momento, o laboratório está em fase de credenciamento na Rede Diagnóstica de COVID-19, junto à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Para isso, está sendo determinado o fluxo de coleta de amostras e quais cidades serão atendidas pelo laboratório, além de Patos de Minas. Todos os equipamentos e insumos já foram adquiridos, restando apenas um reagente para ser entregue, sendo esta prevista para o início da próxima semana. Assim, espera-se que os exames sejam iniciados no mês de agosto de 2020.

O Secretário Municipal de Saúde, Carlos Rezende, destacou que a certificação do laboratório será muito importante para Patos de Minas. Ele ressaltou que o laboratório realizará os testes de forma mais rápida, poderão sair em até 48 horas, o que vai ajudar na contenção do coronavírus. E não para por aí. Após a pandemia, o laboratório atuará também na comprovação de outras doenças como dengue ou febre hemorrágica. “Hoje, temos que enviar para Belo Horizonte e os custos operacionais disso é muito alto”, frisou.