A Fazenda Catanduva, conhecida pela produção de cafés de alta qualidade, decidiu apostar no trabalho de polinização feito por abelhas para aumentar a produtividade e para melhorar ainda mais a qualidade dos grãos. O produtor foi buscar uma startup criada no ano passado e que vem crescendo no meio do agronegócio – o chamado “Uber das Abelhas”.

A empresa de tecnologia conecta apicultores e produtores rurais interessados na melhoria da produtividade através do trabalho de polinização feito por abelhas. Nos Estados Unidos, por exemplo, a maior parte da renda dos apicultores vem a partir desse tipo de trabalho. No Brasil, esta iniciativa é mais utilizada em lavouras de maçã e de melão.

A polinização é o sexo das plantas. É o processo de transferência do pólen entre as partes masculina e feminina da flor que permite a fertilização e a reprodução. Em relação ao café, a planta não necessita de polinização para produzir frutos, mas estudos científicos defendem que a polinização pode aumentar a produção em até 30%.

Esta é a aposta da Fazenda Catanduva, localizada na região do Café Patense no município de Patos de Minas. As colmeias de abelhas já estão sendo colocadas em meio a lavoura de café que está coberta de flores. A expectativa de aumento de produtividade na próxima safra.