Imagem reprodução do Trailer Meu Canto é Saudade: A poesia de Seu Juca da Angélica.

As poesias do escritor patense Juca da Angélica vão permanecer eternizadas em canções do “Trio José”. O grupo paulista acaba de lançar o CD “Puisia” baseada na obra do poeta, construída ao longo das últimas décadas. Juca está com 96 anos e a descoberta de suas poesias está proporcionando não só o lançamento de um disco, mas também de um livro de poesias e de um filme.

No álbum “PUISIA”, o Trio José reverencia a expressão oral da cultura popular brasileira, a qual justamente emprestou sua sonoridade para dar nome ao CD. A poesia pronunciada de maneira tão espontânea se torna “puisia”. Todo esse passeio de tradições e costumes foi traduzido na beleza dos acordes da viola e do violão

Com 11 faixas, “PUISIA” traz as composições de Juca da Angélica musicadas por Victor Mendes, Danilo Moura e Saulo Alves, além da parceria com Maria Fernanda Oliveira.

“Além de enfatizar a importância da oralidade como difusora da cultura do nosso país, uma das nossas inspirações para fazer esse trabalho também é uma homenagem ao Juca da Angélica, que veio por meio do livro “Meu canto é saudade”, organizado pelo nosso amigo e poeta Paulo Nunes. Esse livro é o único que tem o registro escrito do amplo trabalho de poesia oral de Juca da Angélica. Para nós, poder transformar em canção parte desse rico acervo, foi extremamente gratificante”, detalha o Trio José.

No processo de preparação do álbum, o Trio José fez diversas visitas ao amigo Juca da Angélica, entre muitas conversas, palpites e causos. “O poeta acompanhava com alegria os novos passos e contornos que suas poesias iam ganhando”, destaca os músicos do Trio José.

A mesma fonte literária que serviu de base para compor o CD PUISIA também estará presente no documentário “Meu canto é saudade”, dirigido por Diógenes S. Miranda, e que será lançado no primeiro semestre de 2015.

O disco “Puisia” já está disponível e pode ser adquirido pela internet no site do Trio José. O endereço é www.triojose.com.br .

Autor: Maurício Rocha