O prefeito Walter Pereira Filho foi afastado da prefeitura no dia 14 de janeiro de 2015.

O prefeito de Varjão de Minas, Walter Pereira Filho, sofreu mais uma derrota na Justiça. Ele recorreu ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais para retomar o cargo, mas teve o recurso negado pelo TJMG. Em ação movida pelo Ministério Público, o chefe do executivo foi afastado da Prefeitura de Varjão de Minas pelo prazo de seis meses.

O pedido de afastamento feito pelo promotor Paulo César de Freitas foi motivado pelas atitudes do prefeito de Varjão de Minas. Walter Pereira Filho simplesmente se recusava a atender e até mesmo a responder os questionamentos do Ministério Público. Além disso, o chefe do executivo é acusado de agredir o ex-presidente da Câmara Municipal, no momento em que ele investigava mais uma denúncia no município.

O prefeito Walter Pereira também responde na Justiça a ações por improbidade administrativa e criminal movidas pelo Ministério Público.  Com a decisão do Tribunal de Justiça, ele deverá permanecer afastado do executivo pelo prazo de 180 dias como determinou o juiz de primeira instância. O vice-prefeito Nadir Venâncio permanece no comando da Administração Municipal e tenta por a casa em ordem.

A maior dificuldade do prefeito em exercício é de conseguir as informações necessárias para administrar o município. Documentos públicos simplesmente desapareceram. Algumas caixas foram encontradas dentro de um carro, que pertenceria a um ex-secretário, e foram apreendidas pela polícia. O ex-prefeito Walter Pereira deverá responder também pelo sumiço dos documentos.

A prefeitura de Varjão de Minas é alvo de ações do Ministério Público não é de agora. O prefeito anterior também responde a ações criminais e por improbidade administrativa movidas pela mesma promotoria.

Autor: Maurício Rocha