
Três escolas estaduais poderão ser assumidas pelo município de Patos de Minas. As escolas com o melhor desempenho nos anos iniciais poderão ser administradas pela Prefeitura Municipal. Caso aprovada a proposta, isso deve acontecer em 2021. Nossa reportagem conversou com o Superintendente Regional de Ensino, Carlos Coimbra, na tarde desta quarta-feira (08), e ele explicou como está a situação deste processo.
De acordo com Carlos Coimbra, o Governo Estadual já vem discutindo essa ideia desde o início do ano. Segundo ele, as escolas estaduais Professor Modesto, Monsenhor Fleury e Cônego Getúlio são as que estão perto de serem administradas pelo município. Entretanto, para que isso de fato aconteça, Carlos explicou que é preciso o aval da secretaria de educação e do poder público municipal. “A proposta já está na mesa do prefeito e nós temos até o final do mês para enviar uma resposta ao estado”.
Questionamos o superintendente a respeito de como isso afetaria os professores e ele disse que os profissionais concursados, ou seja, efetivados no cargo, serão remanejados. Já os que são contratados não têm a garantia de que serão recontratados. Carlos explicou ainda que, em Patos de Minas, apenas essas escolas são de primeiro ao quinto ano, as chamadas anos iniciais do Ensino Fundamental. “Na área da superintendência regional, temos três escolas aqui na cidade, uma em Presidente Olegário e uma em Rio Paranaíba. A secretaria de educação de Presidente Olegário já disse que não pretende assumir a escola estadual”.
Ao todo, as três escolas da capital do milho possuem cerca de 203 servidores e o município não é obrigado a municipalizar as instituições de ensino. Nós convidamos o Superintendente Regional de Ensino para participar do Programa Contra Ponto desta quarta-feira (08) para falarmos mais sobre esse assunto. O programa começa às 17h30. Nós também tentamos entrar em contato com a Secretária de Educação, Fabiana Ferreira dos Santos, mas não tivemos êxito.
Comentário mais curtido:
Mãe
Não entendo porque minicipalizar as 3 melhores escolas de ensino infantil da cidade. A prefeitura tem que cuidar das escolas que já estão sob sua responsabilidade, melhorando o ensino e não prejudicar os alunos dessas escolas. Os professores são dedicados e já não bastasse nossos filhos não poderem frenquentar a escola devido a pandemia, ainda querem piorar o ensino deles. Peço a Deus para que isso não aconteça. Esse governo está uma porcaria mesmo.
Valeria
02/11/2020 10:19Um absurdo. O município não consegui nem abrir um hospital campanha, e no meio desse caos querem municipalização das escolas como se isso fosse ajudar em alguma coisa. As creches e escolas municipais vivem de ajuda da sociedade com as associações pais e mestres . Porque se não nem funciona. Os professores sendo do estado e do município são muito competentes naquilo que fazem.o problema é que a prefeitura esquece que tem que ter manutenção, material o que acaba com as escolas municipais.
Carlos Vaz
02/11/2020 10:18A prefeitura não tem dinheiro pra nada, ainda vai assumir as melhores escolas primárias da cidade. O que eles querem para as nossas crianças? Aquelas que têm a oportunidade de lutar contra o sistema corrupto por meio da instrução? Quem vai sofrer é o mais pobre, aquele que depende do ensino público.
Pacheco
02/11/2020 10:18Escolas de excelente qualidade no ensino, o estado simplesmente quer transferir a responsabilidade para o município, falta de respeito para com os funcionários destas escolas que sempre se dedicaram para manter a qualidade de ensino nas mesmas. Eu pergunto e os funcionários como irão ficar, irão fazer o acerto com eles do tempo de trabalho? Estamos de olho, respeite os profissionais que lá trabalham a muitos anos.
OBSERVADORA
02/11/2020 10:18Não adianta não ter greve e o ensino e ter um péssimo ensino. Vai ficar na mesma
Mãe
02/11/2020 10:18Com certeza vc não deve ter filho nessa faixa etária ou não sabe nada dessas três escolas acima referidas. O ensino delas não perde em nada para as escolas particulares, os professores e demais profissionais que ali trabalham se empenham para fazer a diferença e por isso elas são citadas como melhores escolas de ensino infantil da cidade. Em contra partida temos o Jacques e o Caic, que infelizmente não podemos dizer o mesmo.
mãe de aluno
02/11/2020 10:18Mas tenho filho que estuda no Professor Modesto e lá também nunca aderiram a Greve. Deve ser por isso que essas 3 escolas são destaques no ensino aqui em Patos.
Joaquim
02/11/2020 10:18Tomara que isso realmente aconteça, o ensino do município e bem melhor, os professores são capacitados periodicamente, além da qualidade dos conteúdos, enquanto no Estado há muita coisa que ninguém mostra, começando pelas direções que não estão preparadas, servidores insatisfeitos e por isso não fazem um bom trabalho, por outro lado o governo do Estado que a todo tempo manda um milhão de coisas pra responder, preencher, etc. etc. com isso, o profissional acaba por gastar muito tempo com isso do que dedicar mais com a preparação das aulas ou ter tempo para outros estudos.
SERVIÇO DE PORCO!
02/11/2020 10:18TEM PROFESSOR DA REDE ESTADUAL DANDO NÓ EM GOTEIRA, FAZENDO SERVIÇO DE PORCO! AO EM VEZ DE MANDAR AS MATÉRIAS ONLINE , COPIA LINKS DO YOUTUBE E MANDA PARA OS ALUNOS , AQUILO TÁ LA NO YOUTUBE A MAIS DE 10 ANOS , ASSIM É FÁCIL DE MAIS GANHAR O DINHEIRO DO TROXA DO GOVERNO, PURISSO QUE GASTA 3 ANOS PRA RECEBEF UM SALÁRIO MINGUANDO, NÃO TRABALHA DIREITO. SE PERGUNTAR ALGO FALA PRA OLHAR NO YOUTUBE! MUITAS CRIANÇAS ESTÃO SEM FAZER AULAS , AS MÃES DESISTIRAM AGORA SÓ RESTA CHAMAR A GLOBO....ESCOLA EDTADUAL D ..P ...B.....
Marcia
02/11/2020 10:17Realmente, a diretora de lá é a melhor, iremos perder muito, não podemos deixar isso acontecer
George
02/11/2020 10:17Bom demais! Um pais continental como o Brasil, a descentralização é o melhor caminho !
Magna
02/11/2020 10:17Adoraria!pois por experiência própria, conheço tanto estadual como municipal;mas as municipais estão a frente,os estudos são bem mais eficazes, os alunos estão aprendendo mais:essas escolas são bem amparadas pelo município!além de terem bem mais assistência!pessoas sem informação deveriam procurar saber ,antes de falarem asneiras!se caso acontecer tem aí minha admiração!o q importa é o ensino, a educação;porque essas escolas municipais ,estão de parabéns, não deixam a desejar!deixando bem claro q nada haver com professores:todos ;municipal, estadual, ambos o papel é ensinar;eles são profissionais que são bem vindos em cada uma delas!
Cidadã
02/11/2020 10:17A escola hj está sob direção de uma pessoa extremamente competente... séria e compromissada.... Cintya Moreira... gestão exemplar
ESCOLAS MUNICIPAIS NÃO TEM GREVE
02/11/2020 10:17O bom será que não terá mais greve pois ESCOLAS do Município não fazem greve . Só essas professoras do estado gostam de fazer greve
Servidor II
02/11/2020 10:17Só se tiver um excelente prefeito na próxima gestão já que essas ultimas Patos retrocedeu 20 anos e Patrocinio evoluiu outros 20 em quatro.
Ex aluno
02/11/2020 10:17Desculpe, mas o Caic está naquela situação principalmente por causa dos usuários que são uns vândalos mal criado! Estudei minha infância toda lá e era uma das melhores escolas municipais de Patos, ótima estrutura e profissionais, fui muito feliz e aprendi muito lá. Hoje além da deterioração do tempo (que é normal) a escola sofre com mal cuidados, furtos e mal uso... infelizmente é um conjunto que faz o Caic estar do jeito que está.
Karla
02/11/2020 10:17Vai melhorar muito se municipalizar, vai ser igual a ótimo qualidade da saúde oferecida aos patenses. Se o hospital Regional fosse passar pro município estaríamos mais ferrados que estamos hoje.
Rubens
02/11/2020 10:17Não faça isto prefeito tenho um filho que está na quinta série do Cônego Getúlio, e é uma ótima escola, que conta com uma diretora que é apaixonada pelo que faz muito competente e que a várias anos da a vida pela escola e seus alunos. Se estas escolas forem para o município perderemos um ensino de muita qualidade. Não vamos deixar isto acontecer.
Eu
02/11/2020 10:17Nos tempos em que a Ivanilda era diretora, parecia escola de primeiro mundo, hoje não sei.
Paulo
02/11/2020 10:17Falou tudo Patense....isso pode até funcionar em qualquer lugar do mundo menos aqui em Patos
Funcionária
02/11/2020 10:17Fico vendo muitos criticarem o ensino do município creio que devem procurar saber se realmente é ruim como dizem. Acredito que quem fala não conhece sei de muitas professoras que trabalham nessas escolas que também trabalham no município e inclusive são efetivas nos dois cargos.
Mãe *
02/11/2020 10:17Pelo amor de Deus, o estado já está custando administrar, imagina a prefeitura. Espero que isso não aconteça...misericórdia.
Teresa Cristina
02/11/2020 10:17Gente acoooorda! Leiam e se informem mais antes de falar. Escolas do município estão anos à frente do estado. Não conversem fiado. Procurem se informar sobre alunos das escolas municipais que recebem assistência familiar como os alunos dessas escolas estaduais e vejam se estão atrás deles? As professoras do município recebem formação continuada e são excelentes. Os problemas nessas escolas são resolvidos aqui mesmo. Se atualizem, se informem e esperem que o melhor está por vir. Procurem nas avaliações sistêmicas se o munícipio está longe do estado. Povinho preconceituoso e ignorante. Informações corretas deixarão vcs de boca aberta.
"Ta serto"
02/11/2020 10:17E explicação é simples... o MUNICÍPIO é quem deve oferecer o ensino fundamental, ou seja, até o 5º ano... o ESTADO deve oferecer ensino até a formação do ensino médio aos alunos... então, a Prefeitura é quem já deveria estar cuidando dessas escolas!!!
FV
02/11/2020 10:17mas a prefeitura não consegue nem cuidar mais da capina nos jardins da cidade... vai dar "sértim".
Patense
02/11/2020 10:17Isso porque o município não era Patos de Minas. Aqui nada que é de responsabilidade da prefeitura vai pra frente.
Olegarense!!
02/11/2020 10:17A prefeitura de presidente Olegário não assume nem suas responsabilidades, pois não tem competência nenhuma, esses postes que o prefeito arrumou lá só pra entupir lugar, essas secretárias são uma piada.
Mãe
02/11/2020 10:17Não entendo porque minicipalizar as 3 melhores escolas de ensino infantil da cidade. A prefeitura tem que cuidar das escolas que já estão sob sua responsabilidade, melhorando o ensino e não prejudicar os alunos dessas escolas. Os professores são dedicados e já não bastasse nossos filhos não poderem frenquentar a escola devido a pandemia, ainda querem piorar o ensino deles. Peço a Deus para que isso não aconteça. Esse governo está uma porcaria mesmo.
Irene
02/11/2020 10:17Essas escolas são ótimas mesmo, não podem ser municipalizadas. Terão que seguir os devaneios da semed, que é uma panela dona do saber e da verdade.
Valdemor
02/11/2020 10:17Acompanhei processo semelhante no passado em outras cidades. A qualidade de ensino e estrutural das escolas melhoraram mil vezes depois que passou para as administrações municipais. Escola é algo que tem que ser gerido de perto. Não se sustenta esse sistema de ordens que vem de BH, ditas por alguém que só passa o dia atrás de uma mesa. E lógico, que a verba para manter tais escolas são repassadas ao município. Acho muito boa a iniciativa.
Forasteiro
02/11/2020 10:17Passar para o município vai servir de cabide de emprego pra fazer política...Ai vai e piorar ...
Professor
02/11/2020 10:17Nao vamos deixar isso ocorrer.... vamos p Rua exigir e defender nossos salarios e nossos alunos.... :anguished:
Pai de aluna
02/11/2020 10:17As melhores escolas Estaduais ne? Se depender da classe e dos Pais nao será! :rage: :pray:
CAIC
02/11/2020 10:17O município vai acabar com estas escolas igual está fazendo com o CAIC? Entrei naquela escola e fiquei indignado com a situação que lá se encontra, é muito triste na verdade, Nem iluminação a escola tem mais. :rage:
Buneco Doido
02/11/2020 10:17Erro descomunal, a prefeitura não vai conseguir manter o alto nível de ensino destas escolas. Quem perde são as crianças, mas parece que é bem isto que o governo quer!!!