A escola Professor Modesto é uma das escolas que será administradas pelo município.

Três escolas estaduais poderão ser assumidas pelo município de Patos de Minas. As escolas com o melhor desempenho nos anos iniciais poderão ser administradas pela Prefeitura Municipal. Caso aprovada a proposta, isso deve acontecer em 2021. Nossa reportagem conversou com o Superintendente Regional de Ensino, Carlos Coimbra, na tarde desta quarta-feira (08), e ele explicou como está a situação deste processo.

De acordo com Carlos Coimbra, o Governo Estadual já vem discutindo essa ideia desde o início do ano. Segundo ele, as escolas estaduais Professor Modesto, Monsenhor Fleury e Cônego Getúlio são as que estão perto de serem administradas pelo município. Entretanto, para que isso de fato aconteça, Carlos explicou que é preciso o aval da secretaria de educação e do poder público municipal. “A proposta já está na mesa do prefeito e nós temos até o final do mês para enviar uma resposta ao estado”.

Questionamos o superintendente a respeito de como isso afetaria os professores e ele disse que os profissionais concursados, ou seja, efetivados no cargo, serão remanejados. Já os que são contratados não têm a garantia de que serão recontratados. Carlos explicou ainda que, em Patos de Minas, apenas essas escolas são de primeiro ao quinto ano, as chamadas anos iniciais do Ensino Fundamental. “Na área da superintendência regional, temos três escolas aqui na cidade, uma em Presidente Olegário e uma em Rio Paranaíba. A secretaria de educação de Presidente Olegário já disse que não pretende assumir a escola estadual”.

Ao todo, as três escolas da capital do milho possuem cerca de 203 servidores e o município não é obrigado a municipalizar as instituições de ensino. Nós convidamos o Superintendente Regional de Ensino para participar do Programa Contra Ponto desta quarta-feira (08) para falarmos mais sobre esse assunto. O programa começa às 17h30. Nós também tentamos entrar em contato com a Secretária de Educação, Fabiana Ferreira dos Santos, mas não tivemos êxito.