O milho foi o ingrediente principal, mas as cores do Brasil também predominaram.

A 33ª edição do Festival de Pratos Típicos reuniu, na noite dessa quarta-feira (04), no Salão da DB, centenas de delícias com milho. Muitas delas verdadeiras obras de arte. Toda a decoração lembrava o produto mais tradicional da terra do milho. Mas, em ano de Copa do Mundo não poderiam faltar as cores da bandeira do Brasil.

Com uma decoração especial, o salão ficou repleto de pessoas. E o festival não agradava apenas aos olhos. Na chegada, quem foi até o evento já podia sentir o aroma que tomava conta do salão. Com tantas delícias, era mesmo impossível não dar água na boca. A diversidade de pratos também chamou a atenção.

Praticamente todo tipo de prato feito com milho foi levado para o festival: broas, bolos, pamonha, crisps, tortas, milho cozido, pipoca, mingau e até bombons, balas e pirulitos. Além da infinidade de pratos, a beleza deles chamou a atenção. Antes de serem servidos, muitos aproveitaram para fazer uma foto para registrar a obra de arte.

Mas em ano de Copa do Mundo e, ainda realizada no Brasil, o ingrediente principal dos pratos teve que concorrer com outra paixão nacional. As cores da bandeira do Brasil estavam em dezenas de pratos.  Alguns enfeitaram com bandeiras do Brasil. Outros coloriram os pratos com verde e amarelo. E teve gente que foi além. Até a bola Brazuca foi confeccionada.

O presidente do Sindicato Rural, Cláudio Nasser, o gerente regional da EMATER, Sérgio Glicério, o prefeito municipal, Pedro Lucas, e a Presidente do Legislativo Patense, Edimê Avelar, agradeceram a todos que participaram do festival e elogiaram as delícias confeccionadas para o evento que começou a ser promovido há 33 anos e faz parte da Fenamilho. As Princesas e Rainha do Milho também se apresentaram ao público.

Sérgio Glicério foi além. Ele agradeceu o presidente do Sindicato Rural, Cláudio Nasser, pelo incentivo que tem oferecido ao agricultor familiar patense. O gerente da Emater também fez questão de anunciar, em primeira mão, que os três primeiros colocados no concurso estadual do Queijo Minas e mais o quinto selecionado saíram de nossa região.

Cláudio Nasser também ressaltou o apoio da Emater e falou do desejo de fortalecer o agronegócio na cidade. Por fim, antes do resultado do festival, ele agradeceu a todos os participantes do evento por terem levado suas delícias. A terceira colocada foi Sintia T.P. Gonzaga com sua torta de milho com morango; a segunda colocada foi Lindaura Piau com seus Crisps de milho e a grande vencedora foi Hilda Pereira com seu ensopadinho de milho todo enfeitado com carros de bois.

Após o anúncio, as pessoas puderam curtir o Grupo Ritornello e saborear os pratos feitos no maior capricho pelos participantes do festival.

Autor: Farley Rocha