Uma moradora do distrito de Santana de Patos, que foi afastada das atividades após sofrer um acidente de trabalho, se revoltou ao ser informada do adiamento de sua perícia médica no INSS pela 4ª vez. A avaliação do médico estava marcada para o final da manhã desta sexta-feira (21) e foi adiada para o mês de fevereiro.

Cristielem Marques da Silva disse que, inicialmente, perícia do INSS foi agendada para o dia 1º de dezembro do ano passado. Como o sistema estava inoperante, a avaliação médica foi remarcada para o dia 28 de dezembro. A trabalhadora compareceu novamente na agência do INSS e foi informada que a perícia havia sido remarcada de novo para o dia 21 de janeiro.

Cristielem mora no distrito de Santana de Patos e tem dificuldades para fazer o deslocamento até Patos de Minas. Como está sem receber salários, porque está afastada, e sem o benefício do INSS, uma vez que a perícia ainda não foi realizada, ela teve que conseguir uma carona nesta manhã.


Ela chegou confiante de que finalmente poderia resolver a questão previdenciária, mas ao chegar na agência, foi informada de novo que a perícia foi adiada para o dia 15 de fevereiro. O adiamento pela 4ª vez causou revolta, não só pela distância da agência do INSS, mas principalmente pela falta de comunicação e pelas dificuldades financeiras que ela vem passando.

À espera do benefício do INSS, Cristielem alega que já está há quase três meses sem dinheiro. Ela reclama que as contas estão se acumulando e que já começa a faltar itens básicos em casa.

A redação do Patos Hoje entrou em contato com a direção do INSS em Patos de Minas e foi informada que o órgão tentou contato com Cristielem para avisar do adiamento da perícia, mas que não conseguiu falar com a trabalhadora. Com relação ao motivo do novo adiamento, a direção do órgão explicou que uma portaria publicada na segunda-feira (17) pelo INSS reduziu o número de perícias médicas em decorrência do agravamento da Covid-19 no país. Desta forma, perícias que já estavam marcadas, mas que ultrapassassem o limite estabelecido pelo órgão, deveriam ser remarcadas.

Com relação ao retorno ao trabalho, a direção da agência do INSS explicou que o trabalhador afastado pode retornar às atividades, mesmo que a perícia não tenha sido realizada, após o vencimento do atestado emitido pelo médico.