O incidente aconteceu na noite dessa sexta-feira (08), durante o rodeio na Fenacafé, em Patrocínio. O touro conseguiu saltar a grade que separa a arena do público após uma montaria e foi parar no meio da multidão. Houve um grande tumulto e pelo menos 13 pessoas ficaram feridas. Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde e SAMU trabalharam para atender as vítimas.

De acordo com a Ascom do 46º BPM, a Polícia Militar foi acionada por participantes do evento e vítimas, que informaram que após uma montaria, um touro saiu correndo na arena e pulou uma porteira e alambrado, próximas ao palco. O animal caiu no meio da multidão atingindo algumas pessoas e outras pessoas se feriram devido à correria dos presentes.

Após intervenção da equipe de apoio da companhia de rodeio, o touro foi capturado e levado de volta para onde os outros animais estavam. De imediato, após intervenção dos socorrista e ambulâncias existentes no evento, foram socorridas para o pronto Socorro Municipal 13 pessoas com ferimentos leves.

Houve pânico após o incidente. Pessoas feridas e familiares, ainda bastante abalados, procuraram o Posto Médico da Secretaria Municipal de Saúde instalado no Parque de Exposições e relataram toda a situação pavorosa. As vítimas relataram que o touro chegou a subir as arquibancadas e algumas se feriram por pisoteamento. Diversas ambulâncias seguiram para o Parque de Exposições e fizeram o transporte das vítimas.

Prefeitura Municipal de Patrocínio emitiu uma nota neste sábado (09) para esclarecer o ocorrido

O Governo Municipal, parceiro na realização da Festa Nacional do Café (Fenacafé 2022), informa que está acompanhando de perto todos os desdobramentos em relação ao acidente ocorrido na noite de ontem (8) durante o rodeio, quando um touro pulou o cercado da arena e invadiu a arquibancada atingindo parte do público.

Tão logo o animal pulou a cerca, todos os profissionais preparados para realizar o rodeio, como salva-vidas e laçadores entraram em ação e rapidamente direcionaram o animal de volta para a arena, controlando a situação em um curto espaço de tempo.

Imediatamente após o ocorrido a equipe da Secretaria Municipal de Saúde iniciou os atendimentos ainda na arena realizando a triagem dos feridos.

Ao todo 16 pessoas foram atendidas, 4 delas no posto médico montado no Parque de Exposições Brumado dos Pavões e liberadas, dos 12 que deram entrada no Pronto Socorro Municipal, 9 apresentaram traumas ortopédicos leves, entre escoriações e entorses, foram medicados, submetidos à avaliação ortopédica e liberados.

Um paciente apresentou perda de consciência no local sendo mantido sob observação neurológica por 12 horas e liberado.

Dois pacientes apresentaram fraturas cirúrgicas, um no tornozelo esquerdo e outro no punho direito, tendo sido encaminhados para a realização de procedimento cirúrgico na Santa Casa de Patrocínio.

Vale ressaltar, que a Fenacafé conta com uma grande estrutura de saúde e segurança com seis ambulâncias, médicos e enfermeiros e servidores da Secretaria Municipal de Saúde, Samu, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, seguranças e brigadistas, todos preparados para lidar com este tipo de situação e que foram essenciais no atendimento após o acidente.

O Governo Municipal segue prestando toda assistência necessária aos envolvidos e suas famílias, e informa que já iniciou uma apuração junto à organização do Rodeio a fim de prestar todos os esclarecimentos necessários sobre os fatos que provocaram o acidente.

Ainda neste sábado será realizada uma reunião com a Comissão Organizadora da Fenacafé 2022 para garantir mais segurança na realização do rodeio.

Imagem: Juliano Resende/Módulo FM