Depois de um desfile pelas ruas da cidade, os ternos se apresentaram no Galpão do Produtor. ( Foto: Erisdauto Andrade )
O domingo (25) foi de festa para os devotos de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito em Patos de Minas. As comemorações incluíram apresentações de ternos de Congado, Moçambique e Catupés. O encerramento foi na Igreja do Rosário com uma celebração relembrando as tradições africanas.

A fé em Nossa Senhora do Rosário e São Benedito mantém viva a tradição dos Congados, Moçambique e Catupés que passam de geração para geração em Patos de Minas. Eles são os padroeiros dos negros e cultivam uma forma secular de celebração. Tambores, cânticos, dança e roupas muito coloridas.

Em Patos de Minas o encerramento da festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito reuniu 19 ternos de Congado, Moçambique e Catupé. Muitos vieram de outras cidades. Lagoa Formosa, Ibiá, Rio Paranaíba, Serra do Salitre, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, Carmo do Paranaíba, Vazante e Ituiutaba mandaram seus representantes.

Depois de um desfile pelas ruas da cidade, os ternos se apresentaram no Galpão do Produtor. A praça de se encheu de cores, sons e muita dança. Em seguida os devotos foram levados para o Estádio Zama Maciel onde foi servido o almoço. À tarde a celebração da missa na Igreja do Rosário pôs fim a mais um ano de comemorações em louvor a Nossa Senhora do Rosário e a São Benedito.

Autor: Maurício Rocha