Um forte temporal atingiu Rio Paranaíba no fim da tarde e início da noite desta segunda-feira (08), causando muitos estragos pela cidade. Com ventos muito fortes, árvores e muros caíram, telhados e asfaltos foram danificados, motocicletas foram arrastadas.

Além disso, placas de publicidades também foram arrancadas. No cruzamento das ruas Celestino Barbosa e Coronel Teodomiro Rocha um verdadeiro chafariz, já que devido ao grande volume de água, as tampas das caixas de esgotos saíram do lugar. No local foi realizado o trabalho de melhorias na rede de drenagem pluvial, porém, com o temporal a rede não suportou.

Em um restaurante, várias telhas se quebraram com a velocidade do vento. No cruzamento da Rua José de Souza Barros com a Rua vereador João Mariano, uma motocicleta foi arrastada com a velocidade de enxurrada. Da mesma forma, duas motocicletas também foram arrastadas na Rua Atanásio José Gonçalves, no centro da cidade.

Em diversos bairros foram registradas quedas de árvores e, um poste chegou a cair com a força do vento. Na Igreja Matriz São Francisco das Chagas, parte do forro caiu, causando estragos. O local é inventariado pelo município. Na Praça da Igreja do Rosário, um muro de uma casa foi derrubado com a velocidade da água que saía da rede de drenagem pluvial. A casa, segundo o morador, foi toda inundada e ele estima que o prejuízo de pelo menos R$ 3 mil.

No bairro Novo Horizonte, uma outra casa foi totalmente inundada com a força da água. Moradores da residência passaram a noite contabilizando os prejuízos e limpando o imóvel. Próximo à residência, o asfalto da rua foi quase todo arrancado oferecendo perigo para quem passava pelo local.

Já no bairro Jardim das Flores, árvores caíram e até por volta de meia noite, uma das principais ruas do bairro estava alagada. Na Praça da Igreja Matriz, galhos das árvores se quebraram, assim como na praça do cemitério municipal. Pelas ruas é possível visualizar muita sujeira, pedaços de tijolos e telhas, além de muito barro. A Prefeitura Municipal trabalha nesta manhã para contabilizar os estragos e fazer a limpeza das vias públicas.

De acordo com dados do site da Cooxupé, foram registrados até o momento 67mm em Rio Paranaíba e, segundo o Clima Tempo, estavam previstas pancadas de chuvas à tarde e à noite. A temperatura máxima é de 31°C. Os ventos, segundo as informações, chegaram a 53 km/h. Nossa redação entrou em contato com a Polícia Militar e até o momento, nenhum chamado havia sido feito em relação à tempestade.

A cidade está sem abastecimento

Ainda durante à noite de ontem, a Copasa informou que a captação de água localizada no bairro São Francisco foi atingida novamente por muito barro e que uma adutora na Rua João Clemente Sobrinho se rompeu, esvaziando todos os reservatórios da empresa. O abastecimento teve que ser interrompido e não há uma previsão para que seja retomado.

Nossa reportagem entrou em contato com a Copasa e fomos informados de que somente durante o dia seria possível mensurar o que realmente aconteceu. A empresa pediu ainda para que a população use conscientemente a água, pois não há uma previsão de retorno.

Fonte: Paranaíba Agora